QUEM SOU EU

Roberta Tomaz, Sílvia Santos

Resumo


O presente trabalho trata-se do Estágio Curricular do curso de Pedagogia na Educação Infantil, realizado na Escola Municipal de Educação Infantil Sagrado Coração de Jesus, no turno da manhã, durante o mês de abril. Caracterizando uma experiência enriquece­dora para minha vida durante a formação acadêmica, pois me proporcionou experiência e aprendizado, bem como adquiri conhecimento sobre a realidade escolar. Por meio do projeto obtive como objetivos a convivência com o outro, aceitando e respeitando as diferenças do grupo, em diversos locais, identificar suas preferências em relação a tudo que os cercam e a sua realidade, conhecer a história de vida, compreender as histórias de seus colegas a partir da sua, conhecer e respeitar os diferentes costumes das famílias. Para compor a fundamentação teórica do assunto em questão, foram utilizados livros relativos a Educação Infantil, com enfoque principalem Maria Carmem SilveiraBarbosa, Zilma Ramos de Oliveira e Eulália Bassedas. O projeto tem como tema “Quem sou eu?”, com o objetivo de realizar atividades que possibilitem aos alunos o autoconhecimento, bem como, saberem que possuem uma identidade e que fazem parte de um conjunto de pessoas em casa, na escola e na comunidade. A metodologia envolve, confecção do álbum “Minha História”, dinâmicas, atividades com o nome, auto-retrato, brincadeiras, recorte, desenho, colagem, contação de histórias, música e confecção de um mural de fotos das famílias. No processo de interação com as crianças foi possível vivenciar diferentes sensações e emoções que se constituíram em um grande aprendizado, principalmente no que se refere à importância do conhecimento sobre o desenvolvimento infantil. O estágio me permitiu obter compreensão do que significa articular a teoria com a prática, pois no dia a dia escolar, a forma que cada educador trabalha está inteiramente articulada na teoria.


Palavras-chave


Educação, Identidade, Criança.

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2017 Anais do Seminário Internacional de Educação - SIEDUCA