PANDEMIA NO CONTEXTO ESCOLAR – A IMPORT NCIA DAS EMOÇÕES E DA AUTORREGULAÇÃO EMOCIONAL

Luiza da Silva Lima, Gisnara Alves Rodrigues, Mariana da Rosa, Melissa Carla Streck Bundt, Rosimeri Machado, Laura Morais Machado

Resumo


O setting educacional no período pandêmico exigiu a adaptação de professores e alunos a uma nova forma de interação nas aulas, gerando impactos tanto na aprendizagem dos alunos, quanto na estrutura emocional desses profissionais, desencadeando diversas reações frente a transformações vivenciadas. Tendo em vista que a docência é uma atividade laboral que requisita boa capacidade de regulação das emoções pois envolve principalmente a relação com pessoas, especialmente no contexto pandêmico em que as emoções emergiram intensamente, as acadêmicas do curso de psicologia da ULBRA Campus Cachoeira do Sul, por meio do Projeto Valente, apresentam com este trabalho uma pesquisa bibliográfica que fundamentou intervenções psicoeducativas realizadas com professores da cidade de Cachoeira do Sul-RS, enriquecida com elementos percebidos pelas acadêmicas em referência às contribuições dos docentes durante as intervenções subsequentes. As atividades visaram levar informações a esses profissionais a respeito das emoções, mitos emocionais e estratégias de autorregulação emocional, além da aplicação de dinâmicas para promover a reflexão e prática das teorias apresentadas. Os professores demonstraram interesse pelo tema abordado e foram participativos quanto às atividades propostas, o que oportunizou o compartilhamento de suas angústias em um local seguro e acolhedor, favorecendo a empatia  para com os colegas de trabalho e o exercício de habilidades socioemocionais. Foi observado que a queixa quanto à falta de compromisso dos alunos com o seu próprio aprendizado, bem como a falta de suporte das famílias para com a escola foi um aspecto comum entre a maioria dos docentes, consistindo em um dos vetores do sofrimento vivenciado. No entanto, puderam reconhecer com mais clareza as emoções que sentiram desde o início da pandemia, percebendo as evoluções que tiveram com o passar do tempo e as estratégias funcionais que utilizam para lidar com as emoções.

Texto completo:

PDF

Referências


ARRUDA, E. P; Educação remota emergencial: elementos para políticas públicas na educação brasileira em tempos de Covid-19. Em Rede - Revista de Educação a Distância, v. 7, n. 1, p. 257-275, 15 maio 2020.

CRUZ, Roberto Moraes et al. COVID-19: emergência e impactos na saúde e no trabalho. Rev. Psicol; Organ.Trab, Brasília, v. 20, n. 2, p. I-III, jun. 2020.

GOLEMAN, D; Inteligência Emocional: a teoria revolucionária que define o que é ser inteligente. Editora Objetiva Ltda, Rio de Janeiro, 2012.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2020 Anais do (Inter) Faces