PSICANÁLISE ALÉM DOS MUROS

YASMIN OLIVEIRA COSTA, Cristiana Rezende Gonçalves Caneda

Resumo


O presente artigo, através de uma pesquisa bibliográfica, visa uma apresentação conceitual do campo de estudo do desenvolvimento humano desde a infância, levando em consideração perspectivas de como a psicanalise fora dos muros pode impactar e agir em âmbitos sociais adoecidos. A partir disso é apresentada a funcionalidade da Casa dos Cata-Ventos, instituição fundada tendo como referencia o modelo francês da Maison Verte, criada por Françoise Dolto, o qual disponibilizava um espaço de acolhimento para crianças de até três anos e seus pais, caso desejassem ter uma alternativa aos centros urbanos e um suporte para lidar com o desenvolvimento de seus filhos. Além de trazer para as crianças um modelo de mundo compartilhada diferente do comumente apresentado, o qual as individualidades não seriam tão exploradas e a criatividade seria descoberta de forma diferente por conta do convívio inserido na sociedade. A Casa dos Cata-Ventos por sua vez, localizada em um território da cidade de Porto Alegre chamado Vila São Pedro, nome oriundo da proximidade com o Hospital Psiquiátrico São Pedro. Traz uma proposta de trabalho envolta por realizar um dispositivo do qual as crianças e adultos possam se utilizar para ampliar suas chances de viver de modo mais autônomo, criativo e satisfatório possível. O funcionamento da instituição é o de disponibilizar para as crianças e moradores, a possibilidade de frequentar o lugar de acordo com a sua demanda. Deixando claro que o local não se trata de uma escola, ou creche, e sim um local que acolhe a quem quiser chegar, na medida em que o diálogo se faz necessário. Através dos conhecimentos da equipe formada por profissionais que trazem um intermediário de trabalho entre a pedagogia e a clínica psicanalítica, é possível promover espaços além dos muros, com o intuito de trazer o dialogo na medida em que necessário.


Texto completo:

PDF

Referências


ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 10520: informação e documentação: citações em documentos: apresentação. Rio de Janeiro: ABNT, 2002.

BARBOSA, C.A; SILVA, M.N. A. Um lugar para brincar e conversar. In: MILMAN, L.; BEZERRA JR., B. (orgs.). A Casa da Árvore: Uma experiência inovadora na atenção

à infância. Rio de Janeiro: Garamond, 2008, p. 15- 29.DOLTO, F. Les grands entretiens de Bernard Pivot: Entrevista. Direção de Nicolas Ribowsky. Produção Ina. Paris: Gallimard. 1 DVD (168 min.). (2003).

BEZERRA JR, Benilton. Os desafios de um experimento. In: MILMAN, Lulli, BEZERRA JR, Benilton. A Casa da Árvore uma experiência inovadora na atenção à infância. Rio de Janeiro: Garamond, 2008.

DOLTO, Françoise. A causa das crianças. São Paulo: Ideias e Letras. 2005.

ENDO, Paulo Cesar. A violência no coração da cidade. São Paulo, Escuta, 2005.

GAGEIRO, AM; ESTEVANELL, ET; DE ALMEIDA, RMC; TOROSSIAN, SD. Casa dos Cata-Ventos: uma estratégia clínica e política na atenção à infância. Rev. Assoc. Psicanal. Porto Alegre, n. 247 - agosto de 2015.

GAGEIRO, AM; TOROSSIAN, SD. A Casa dos Cata-Ventos: história e fissuras na práxis burguesa da psicanálise. Rev. Assoc. Psicanal. Porto Alegre, n. 257 - julho de 2016.

KUPFER, M.C. Françoise Dolto, uma médica da educação. Revista Mal-Estar e Subjetividade. Fortaleza: v. VI, no. 2, , set. 2006.

LIMA, Beatriz de Souza. Casa da árvore, um lugar para brincar e conversar: uma proposta de atendimento coletivo para crianças de zero a doze anos em comunidades carentes do Rio de Janeiro e Niterói. Estud. psicanal., Belo Horizonte , n. 33, p. 33-48, jul. 2010 . Disponível em . acessos em 23 out. 2019.

MALANDRIN, M-H. Le papa, c’est lui qui dit. In: SCHAUDER, C. (org.). Lire Dolto Aujourd’hui.Toulouse: Érès, 2008, p. 13-25.

MILMAN,Luli; CAVALCANTI, LV. Limites e transgressões: uma breve reflexão sobre o estabelecimento de regras num espaço de palavras e brincadeiras no Rio de Janeiro. Rev. Assoc. Psicanal. Porto Alegre, jun. 2016.

MILMAN, Luli, BEZERRA Jr, Benilton (org.) A Casa da Árvore: uma experiência inovadora na infância. Rio de Janeio: Garamond, 2008.

MILMAN, Lulli. Casa da Árvore: a ética de Françoise Dolto nas favelas cariocas. Pulsional Revista de Psicanálise, ano XVII, n. 18, p. 49-59, 2005. Acesso em: 6 jul. 2018.

PEDROSO, AB; SOUSA, ELA. A CASA DOS CATA-VENTOS: uma aposta na dimensão política do brincar. Rev. Assoc. Psicanal. Porto Alegre, n. 45-46, p.122-134, jul. 2013/jun. 2014.

ROSA, Miriam Debieux. “Uma escuta psicanalítica das vidas secas”. In: Textura. Revista de Psicanálise, n. 2, USP, São Paulo, 2002.

VICTOR, Rita Meurer; AGUIAR, Fernando. A clínica Psicanalítica na Saúde Pública: desafios e possibilidades. Psicol. cienc. prof., Brasília , v. 31, n. 1, p. 40-49, 2011 . Disponível em . acessos em 25 out. 2020. https://doi.org/10.1590/S1414-98932011000100005.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2020 Anais do (Inter) Faces