UM PERCURSO DE ESTÁGIO EM PSICOPATOLOGIA

YASMIN OLIVEIRA COSTA, Cristiana Rezende Gonçalves Caneda

Resumo


Girl Interrupted foi um dos filmes que influenciou minha escolha de curso de graduação em Psicologia. Poder assistir ele novamente, com outros olhos e outros objetivos foi um desafio. A escolha de um longa metragem como Girl, Interrupted permitiu que eu tivesse uma grande oportunidade para a composição de uma crítica sobre a desestigmatização de lugares de representação acerca da loucura e suas espacialidades – pensando nas diferentes interpretações culturais sobre o que pode ser considerado uma “loucura” e como essa imagem é apresentada em diferentes espaços da sociedade. Susanna Kaysen é uma jovem de 18 anos que mora com os pais, que são ricos e influentes na sociedade. Após tentar suicídio, ingerindo diversas pílulas de Paracetamol e Vodka, Susanna é induzida a se internar em uma instituição psiquiátrica, durante uma conversa com seu psiquiatra, passando meses sob cuidados profissionais em uma instituição manicomial. O objetivo deste trabalho foi construir uma análise do caso de ficção a partir da observação de vinhetas do filme. Adotaram-se observações sistemáticas de várias cenas do filme “Girl, Interrupted”. Foi necessário assistir ao filme sete vezes para a coleta de dados e construção do caso. Susanne é diagnosticada com Transtorno de Personalidade Borderline, mas se faz importante sinalizar que na idade dela os sentimentos são ambíguos, e podem ser vistos também como expressões de alguém que está simplesmente atravessando a transição da adolescência para a fase adulta, fazendo-se necessário a averiguação correta de todos os elementos que compõem a sua vida no momento presente do diagnóstico, levando em consideração o meio em que vive com quem e como isso se dá.


Texto completo:

PDF

Referências


American Psychiatric Association. (1994). Diagnostic and statistical manual of mental disorders (4th ed.). Washington, DC: Author.

APA. (2014). Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais, 5ª Edição. Editora Artmed. Recuperado de http://www.niip.com.br/wp-content/uploads/2018/06/ManualDiagnosico-e-Estatistico-de-Transtornos-Mentais-DSM-5-1-pdf.pdf/.

DANNA, M. F.; MATOS, M. A. (2006) Aprendendo a observar. São Paulo: Edicon;

Organização Mundial de Saúde - OMS (2000). CID - 10: classificação estatística internacional de doenças e problemas relacionados à saúde. São Paulo: Edusp.

PAIM, Isaías. (1993). Curso de psicopatologia. 11. ed. São Paulo: Ed. Pedagógica e Universitária. 278p.

STONE, L. (1938). The widening scope of indications for psychoanalysis. Journal of the American Psychoanalytic Association, vol. 2, 1954, pp. 567-594.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2020 Anais do (Inter) Faces