AS (INTER)FACES DO LUTO NA CLÍNICA: DESDOBRAMENTOS DO PROCESSO TERAPÊUTICO NA ELABORAÇÃO DO LUTO A PARTIR DA TERAPIA COGNITIVO-COMPORTAMENTAL

Jéssica Paula Hartmann, Kelen Braga do Nascimento, Sabrin Salah Abdel Fatah, Laura Morais Machado

Resumo


A morte de pessoas amadas são eventos extremamente dolorosos no processo vital, exigindo a intensificação do cuidado sobre a saúde mental do indivíduo enlutado a fim de prevenir ou tratar psicopatologias decorrentes. O luto tem se configurado como uma demanda cada vez mais presente na clínica da Terapia Cognitivo-comportamental (TCC), ainda mais diante do cenário de Pandemia de Covid-19, sendo que esta tem sido a terapia de escolha de muitos pacientes. Faz-se necessário então conhecer as possibilidades de contribuições que a TCC disponibiliza para o processo de elaboração do luto na prática clínica. Dessa forma, o presente estudo pretende abordar os desdobramentos do processo terapêutico na elaboração do luto na clínica psicológica através do olhar da Terapia Cognitivo-comportamental, explanando estratégias e desafios com o intuito de contribuir no tratamento destes pacientes. Para tal, foi realizada uma revisão narrativa da literatura, através de artigos e livros sobre o tema, buscando caracterizar o processo de luto e suas complicações, bem como as possibilidades e objetivos da intervenção na clínica cognitivo-comportamental. Conclui-se que o terapeuta deve considerar o impacto biopsicossocial do luto ao paciente, podendo utilizar diferentes estratégias terapêuticas a fim de promover a saúde deste paciente.

Palavras-chaves: Luto, Terapia Cognitivo-comportamental, Clínica, Saúde Mental.


Texto completo:

PDF

Referências


AMERICAN PSYCHIATRIC ASSOCIATION. Manual diagnóstico e estatístico de transtornos mentais: DSM-5 (5ª edição). (M.I.C. Nascimento, Trad.). Porto Alegre: Artmed. (Obra original publicada em 2013). 2014.

BASSO, Lissia Ana; WAINER, Ricardo. Luto e perdas repentinas: Contribuições da Terapia Cognitivo-Comportamental. Revista Brasileira de Terapias Cognitivas, v. 7, n. 1, p. 35-43, 2011.

BOWLBY, John. Apego: a natureza do vínculo. Trilogia Apego e Perda. v. 1, 3 ed. São Paulo: Martins Fontes, 1990.

BOWLBY, John. Perda: Tristeza e depressão. Trilogia Apego e Perda [tradução Waltensir Dutra], 3 ed., v. 3. São Paulo: Martins Fontes, 1998.

FUNDAÇÃO OSWALDO CRUZ. Processo de luto na COVID-19. Série: Saúde Mental e Atenção Psicossocial na COVID-19. 2020. Disponível em: Acesso em: 20 dez. 2020.

GOMES, Lauren Beltrão; GONÇALVES, Jadete Rodrigues. Processo de luto: a importância do diagnóstico diferencial na prática clínica. Revista de Ciências HUMANAS, Florianópolis, v. 49, n. 2, p. 118-139, jul-dez 2015

KNAPP, Paulo, BECK, Aaron T. Fundamentos, modelos conceituais, aplicações e pesquisa da terapia cognitiva. Revista Brasileira de Psiquiatria, v. 30, Supl II, p. 54-64, 2008.

KÜBLER-ROSS, Elisabeth. Sobre a morte e o morrer. [Tradução Paulo Menezes], São Paulo: Martins Fontes, 1981.

LEAL, Sara Gabrielle de Melo. Terapia cognitivo-comportamental no processo de resolução do luto. Pretextos - Revista da graduação em Psicologia da PUC Minas v. 5, n. 9, jan./jun. 2020 – issn 2448-0738

NASCIMENTO, Cecilia Cassiano et al. Apego e perda ambígüa: apontamentos para uma discussão. Rev. Mal-Estar Subj. Fortaleza, v. 6, n. 2, p. 426-449, set. 2006. Disponível em . Acesso: em 21 out. 2020.

OLIVEIRA, Ruben Xambre de. O luto patológico: A Terapia Cognitiva e o Tratamento do Luto Patológico. Monografia (Especialização) Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2012, 45 p.

SILVA, Adriana Cardoso de Oliveira; NARDI Antonio Egidio. Luto pela morte de um filho: utilização de um protocolo de terapia cognitivo-comportamental. Revista Psiquiátrica do Rio Grande do Sul. 2010; v. 32, n. 3, p. 113-116.

WENZEL, Amy. Inovações em terapia cognitivo-comportamental: intervenções estratégicas para uma prática criativa. Porto Alegre: Artmed, 2018.

WORDEN, William J. Aconselhamento do Luto e Terapia do Luto: um manual para profissionais da saúde mental. [tradução Adriana Zilberman, Leticia Bertuzzi, Susie Smidt]. São Paulo: Roca, 2013.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2020 Anais do (Inter) Faces