PROFESSORES-PSICÓLOGOS (TRANS) FORMADORES: AUTONARRATIVAS DE MASCULINIDADES NÃO-HEGEMÔNICAS DENTRO E FORA DO CIS-TEMA

Luciano Anchieta Benitez

Resumo


Este trabalho trata da formação docente em Psicologia, com ênfase na abordagem de temas relacionados à gênero e diversidade sexual. A questão norteadora é como as vivências não-normativas de pessoas de gênero não-conformista nos convocam a repensarmos a formação de psicólogos e de professores. As questões de pesquisa são a Formação do Psicólogo e a Formação de Professores, discutidas através de autorrelatos de professores de Psicologia transmasculinos, de diversos estados brasileiros, sobre seus processos formativos iniciais e continuados. Propõe-se trazer à discussão a forma como esses docentes percebem sua formação como Psicólogos e como Professores. Trata-se de pesquisa realizada com o método (auto) biográfico, que possibilita que os sujeitos envolvidos produzam subjetividades e intervenham nas realidades onde estão inseridos.  A cartografia é utilizada como ferramenta metodológica por se apresentar como um instrumento eficaz para o estudo de objetos que demandam do pesquisador a ocupação de diferentes territórios. Apresenta-se como um método de análise crítica, de ação política, ética e estética, na medida que percorre e descreve as trajetórias de formações rizomáticas e a composição dos dispositivos. O presente artigo apresenta a proposta e alguns encaminhamentos da pesquisa que está em andamento, com previsão de conclusão no fim do primeiro semestre de 2021.


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