PRIMEIRAS CONCEPÇÕES FREUDIANAS ACERCA DA TRANSFERÊNCIA

Isadora Ferretti Gonçalves, Cristiana Rezende Gonçalves Caneda

Resumo


RESUMO: O conceito de transferência é um dos mais discutidos dentro da perspectiva psicanalítica e também um dos mais difíceis de se fazer compreensível na formação acadêmica e profissional. Tendo em vista os inúmeros questionamentos acerca de tal temática, este artigo tem como objetivo identificar a partir de que momento Freud começa a tecer as primeiras contribuições acerca do conceito de transferência e suas principais contribuições a partir dos textos interpretação dos sonhos, a dinâmica da transferência e recordar, repetir e elaborar. Foi realizada uma revisão de literatura, a fim de identificar a partir de que momento o conceito transferência surge na obra de Freud e quais perspectivas são postuladas por ele a respeito de tal, com foco nas contribuições dos textos interpretação dos sonhos, a dinâmica da transferência e recordar, repetir e elaborar. A partir da pesquisa realizada, nota-se que a concepção de transferência como veículo condutor da análise, a qual conhecemos hoje, demorou a ser postulada por Freud. Primeiramente, o termo é empregado a partir do viés de mobilidade do inconsciente, depois como resistência, visto a partir da ótica de transferências positivas e negativas, e, a depois disto, como técnica imprescindível no processo de análise onde é através da reedição da transferência que o sujeito para de recordar e repetir em ato, e passa a elaborar seus sintomas. Sendo assim, sugere-se quem em próximos estudos, seja investigada a perspectiva de outros autores que deram continuidade a psicanálise, e também como ela é manejada e entendida por psicanalistas atualmente.

Palavras-chave: psicanálise, técnica, transferência.


Texto completo:

PDF

Referências


BARATTO, Geselda. Genealogia do conceito de transferência na obra de Freud. Estilos clin., São Paulo , v. 15, n. 1, p. 228-247, 2010 .

FREUD, Sigmund. A dinâmica da transferência (1912). In: Obras Psicológicas completas de Sigmund Freud: O caso Schreber, artigos sobre técnicas e outros trabalhos (1911-1913). Imago Editora: 1ª edição, 1996.

FREUD, Sigmund. Recordar, repetir e elaborar (1914): Novas recomendações sobre a técnica da psicanálise II. Editora Companhia das Letras, 1992.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2020 Anais do (Inter) Faces