SAÚDE MENTAL E EMOCIONAL DAS PESSOAS IDOSAS EM TEMPOS DE PANDEMIA

Elen Bauer Garcia

Resumo


O Coronavírusé responsável pela maior pandemia da história da humanidade. De forma rápida, muitas mudanças aconteceram na rotina de todas as pessoas, afetando na maneira como veem o mundo e como se relacionam com ele. As medidas de prevenção propostas pela Organização Mundial da Saúde sãona grande maioria medidas de distanciamento social, tais medidas estão sendo gatilho para o desenvolvimento de outras formas de adoecimento, principalmente no eixo da saúde mental. Dentre os grupos mais afetados por tal medida, estão os idosos, uma vez que estes são considerados como grupo de risco mais suscetíveis ao vírus pandêmico.Os idosos têm sofrido muito com o distanciamento dos seus familiares e amigos, pois tiveram suas rotinas completamente interrompidas em virtude de tais medidas de prevenção. Diante do exposto, o presente estudo buscou compreender aspectos inerentes a saúde mental e emocional de pessoas idosas no contexto da pandemia por COVID-19, através da identificação de especificidades sobre o panorama atual da sociedadefrente a pandemia, refletindo sobre como o cenário da pandemia tem impactado na saúde emocional dos idosos. A metodologia empregada para a realização do trabalho foi a revisão narrativa de literatura, os materiais foram selecionados de acordo com a temática. Os estudos encontrados apontaram que há particularidades no modo como a pandemia impacta as pessoas idosas, considerando seu nível de saúde anterior a pandemia, mas no quadro geral, estão relacionados a sentimentos de medo, tristeza, angústia e frustração, irritabilidade, insônia e estresse, depressão, ansiedades.     


Texto completo:

PDF

Referências


ALVES, J. E. D. As mulheres e o envelhecimento populacional no Brasil. Laboratório de demografia e estudos populacionais. Universidade Federal de Juiz de Fora, 2016. Disponível em: https://www.ufjf.br/ladem/2016/01/29/as-mulheres-e-o-envelhecimento-populacional-no-brasil-artigo-de-jose-eustaquio-diniz-alves/. Acesso em: 28 Out. 2020.

ALVES, J. do N.; MAGALHÃES, I. M. de O. Implicações na saúde mental de idosos diante do contexto pandêmico da COVID-19. Revista enfermagem atual. (Ed. Especial), 2020.

BARROS, M. B. De A. Relato de tristeza/depressão, nervosismo/ansiedade e problemas de sono na população adulta brasileira durante a pandemia de COVID-19. Epidemiol. Ser.Saúde. v. 29, n.4, Brasília,2020. doi: 10.1590/S1679-49742020000400018.

BERGER, K. S. O desenvolvimento da pessoa do nascimento à terceira idade. 9a ed. Rio de Janeiro: LTC, 2017.

BEZERRA, P. C. de L.; LIMA, L. C. R.; DANTAS, S. C. Pandemia da covid-19 e idosos como população de risco: aspectos para educação em saúde. CogitareEnferm. 2020. http://dx.doi.org/10.5380/ce.v25i0.73307.

CARNEIRO, L. N. dos S.; LESSA, H. M. M. Saúde mental dos idosos em tempos de pandemia. Jornal de ciências bioméd. & Saúde. v. 6, n.1, p.1-3, 2020.

OPAS Brasil. Folha informativa – COVID-19 (doença causada pelo novo coronavírus). In: OPAS Brasil [online], 2020. Disponível em: https://www.paho.org/bra/index.php?option=com_content&view=article&id=6101:covid19&Itemid=875. Acesso em: 28 Out. 2020.

SECRETARIAS ESTADUAIS DE SAÚDE. Covid-19 Painel Coronavírus. In: Coronavírus Brasil [online], 2020. Disponível em: https://covid.saude.gov.br/. Acesso em: 28Out. 2020.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2020 Anais do (Inter) Faces