ACESSIBILIDADE: O COTIDIANO NO ÂMBITO ESCOLAR

Ryan Dos Santos Rosa, Brenda Josemara Ristow Moreira

Resumo


Acessibilidade consiste na possibilidade de acesso a um lugar ou conjunto de lugares, mas também na participação de atividades, como o uso de produtos, serviços e informações, em ter acesso a todo e qualquer material produzido, em áudio ou vídeo, para tanto adaptando todos os meios que a tecnologia permite. Tendo em vista alto nível de deficientes na população da cachoeirense, e a inclusão destes no meio social, nosso projeto tem como principal objetivo trabalhar inclusão dentro da escola, apresentando a realidade do cotidiano do deficiente, identificando as principais carências da escola em relação à acessibilidade, levando-os assim a pensar em uma sociedade mais adaptada começando pelo ambiente que eles vivem, e saberem conviver e respeitar um deficiente, e como ajudá-lo em seu cotidiano. Para isto serão utilizadas leituras sobre o assunto, vídeos e trabalhos em grupo, estudos, bem como os trabalhos práticos onde vivenciarão o cotidiano de um cadeirante, deficiente visual, auditivo, entre outros, para que consigam compreender parte de suas necessidades, e/ou dificuldades. Tendo como período vigente de junho a agosto de 2017, com atividades programadas, dentre elas: apresentar o projeto às turmas, desenvolver uma pesquisa; aulas práticas de atividades físicas adaptadas; debater de que modo podemos contribuir, e, ao final, discutiremos o que cada um aprendeu com este projeto. Desta maneira almejamos conscientizar através da teoria e da prática, os alunos de como é possuir determinada deficiência, e estimulá-los a pensar em uma sociedade mais adaptada, e sem preconceitos respeitando as diferenças de cada indivíduo.


Palavras-chave


acessibilidade; inclusão; adaptada; deficiência

Referências


Anuário Cachoeira do Sul 2012/2013. Jornal do Povo, Cachoeira do Sul, janeiro de 2014. Disponível em: . Acesso em 20 de maio de 2017.

Acessibilidade. Wikipédia, 26 de março de 2017. Disponível em: . Acesso em 18 de maio de 2017.

BRASIL; Acessibilidade. Portal Brasil, Brasília, 13 de julho de 2013. Disponível em: . Acesso em 18 de maio de 2017.

Censo Demográfico 2010, Resultados da amostra: Pessoas com Deficiência em Cachoeira do Sul. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, Brasília , janeiro de 2011. Disponível em: . Acesso em 20 de maio de 2017.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2017 Revista da Jornada Nacional de Atividades Físicas - JONAF

Sistema implantado pelo curso de Sistemas de Informação da ULBRA