CONTRIBUIÇÕES DA EDUCAÇÃO FÍSICA A ALUNOS AUTISTAS DO PROJETO FAMÍLIA AZUL

Angelo Netto Moraes

Resumo


O atendimento à Síndrome de Autismo deve ser um dos compromissos do profissional de Educação Física. Objetiva-se sociabilização na interação grupal, bem como sentir, propor, mediar e observar a melhoria de desempenho dos movimentos. A partir da demanda surgida de atendimento, os responsáveis assinaram um termo de livre consentimento esclarecido e responderam um questionário PAR-Q, proposto pelo American College of Sports Medicine, objetivando a detecção de risco cardiovascular. As atividades têm como referencial as abordagens da psicomotricidade e da psicomotricidade relacional.  Um circuito de atividades é montado antes da chegada dos alunos, envolvendo equilíbrio, coordenação motora, motricidade fina e ampla, lateralidade, esquema corporal e percepção espacial. Alterna-se a quadra ou mesmo os locais dos exercícios nas quadras, para a mudança de rotinas. As atividades são propostas em geral pelo professor orientador, mas os acadêmicos a partir das atividades vivenciadas nas disciplinas cursadas, possuem liberdade de contribuírem no planejamento, desde que estejam de acordo com os objetivos do projeto. O professor e os acadêmicos preenchem uma pauta de registros das atividades realizadas individualmente pelos participantes, considerando a trajetória lúdica, suas expressões, relações inter e intrapessoais e movimentos realizados. O desempenho tem sido muito satisfatório e os responsáveis relatam mudanças significativas de convivência social, na capacidade de comunicação, na disposição e no cumprimento de tarefas motoras. Percebe-se também a evolução na capacidade criativa.


Palavras-chave


Psicomotricidade, Sociabilização, Coordenação

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