VIAJANDO NA IMAGINAÇÃO, ATRAVÉS DA LEITURA: CONSTRUINDO CONHECIMENTOS.

Maria Aparecida de Sena Viana de Sena, Cleide Pereira Machado, Silandra Rosa

Resumo


O presente trabalho visa relatar a nossa experiência no Estágio de Gestão em Ambientes não Escolares realizado no segundo semestre de 2017, exigência da “Disciplina/Área de Estágio: Gestão em Ambientes Escolares e não Escolares”, tendo como Supervisora de Estágio, a professora Silandra Badch Rosa. Desenvolvemos o projeto, “Viajando na imaginação, através da leitura: construindo conhecimentos”, realizando o Estágio no setor infantil da Biblioteca Pública Municipal Dr. João Minssen em Cachoeira do Sul, RS. Realizamos um trabalho onde contribuímos para o desenvolvimento das atividades propostas na biblioteca e atendemos as solicitações dos profissionais da seção infantil. Este projeto teve como tema gerador a construção do conhecimento através da leitura, com objetivo principal de mostrar que os livros têm um papel relevante na vida da criança, pois possibilitam a oportunidade de conviver e viver o imaginário, fornecendo uma visão única de ser da criança. O contato com o livro possibilita uma leitura em vários níveis: o sensorial; emocional e a reflexão que a conduz a novas descobertas. Portanto, elaboramos este projeto com a intenção de mostrar que na biblioteca a leitura se faz presente e a atuação do pedagogo se torna imprescindível, pois este profissional tem muito a contribuir para a formação do leitor, podendo orientar na leitura, sugestionar trabalhos de pesquisas e aprimorar a construção do conhecimento e enriquecimento da cultura.


Palavras-chave


Palavras-Chave: imaginário, criança, conhecimento.

Referências


ALVES, Rubem. O prazer da leitura. Disponível em < http://www.rubemalves.com.br/oprazerdaleitura.htm> Acesso em: 02 Dez. 2010.

LAJOLO, Marisa; ZILBERMAN, Regina. Literatura Infantil Brasileira: história & histórias. São Paulo, Editora Ática, 2006.

PAIVA, Ana Paula. Quando a Leitura se Torna Uma Brincadeira. Revista Pátio – Educação Infantil, Ano VIII, nº 24, jul/set. 2010. p.12-15.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2017 Revista da Mostra de Iniciação Científica da ULBRA Cachoeira do Sul

Sistema implantado pelo curso de Sistemas de Informaçãoda ULBRA