ORIENTAÇÃO PROFISSIONAL PARA ESTUDANTES: UMA INTERVENÇÃO PSICOSSOCIAL

Jéssica Lisboa, Carla Carina Mehler Hoffmann, Gisele Trommer Martines

Resumo


INTRODUÇÃO: o trabalho tem um papel fundamental na vida dos indivíduos, fazendo parte da construção de sua identidade. Assim, faz-se fundamental que as primeiras escolhas nesse meio sejam bem conduzidas, aumentando a chance da construção de experiências positivas. O processo de orientação profissional (OP) tem o objetivo de ajudar os indivíduos a solucionar dúvidas e dificuldades quanto à escolha de uma profissão e a inserção no mercado de trabalho, levando em consideração seu perfil pessoal a partir da estimulação do autoconhecimento. OBJETIVOS: este projeto de intervenção psicossocial tem por objetivo preparar para inserção no mercado de trabalho estudantes do terceiro ano do turno da tarde da Escola Estadual de Ensino Médio Ruy Barbosa, do município de Novo Cabrais, RS. METODOLOGIA: o mesmo será aplicado através de quatro encontros semanais, realizados pelas acadêmicas responsáveis, sob supervisão da professora orientadora, utilizando-se de material expositivo, dinâmicas de grupos e atividades dirigidas. Os resultados obtidos após a intervenção serão analisados qualitativamente e quantitativamente, por meio da aplicação de um questionário de satisfação. RESULTADOS ESPERADOS: espera-se, ao término das atividades, que os estudantes tenham suas dúvidas esclarecidas, possuam maior autoconhecimento e estejam mais seguros em relação a suas escolhas profissionais.

Palavras-chave: Adolescência. Escolha Profissional. Trabalho.


Palavras-chave


Adolescência; Escolha profissional; Trabalho.

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