ORIENTAÇÃO PROFISSIONAL PARA ESTUDANTES: UMA INTERVENÇÃO PSICOSSOCIAL
Resumo
INTRODUÇÃO: o trabalho tem um papel fundamental na vida dos indivíduos, fazendo parte da construção de sua identidade. Assim, faz-se fundamental que as primeiras escolhas nesse meio sejam bem conduzidas, aumentando a chance da construção de experiências positivas. O processo de orientação profissional (OP) tem o objetivo de ajudar os indivíduos a solucionar dúvidas e dificuldades quanto à escolha de uma profissão e a inserção no mercado de trabalho, levando em consideração seu perfil pessoal a partir da estimulação do autoconhecimento. OBJETIVOS: este projeto de intervenção psicossocial tem por objetivo preparar para inserção no mercado de trabalho estudantes do terceiro ano do turno da tarde da Escola Estadual de Ensino Médio Ruy Barbosa, do município de Novo Cabrais, RS. METODOLOGIA: o mesmo será aplicado através de quatro encontros semanais, realizados pelas acadêmicas responsáveis, sob supervisão da professora orientadora, utilizando-se de material expositivo, dinâmicas de grupos e atividades dirigidas. Os resultados obtidos após a intervenção serão analisados qualitativamente e quantitativamente, por meio da aplicação de um questionário de satisfação. RESULTADOS ESPERADOS: espera-se, ao término das atividades, que os estudantes tenham suas dúvidas esclarecidas, possuam maior autoconhecimento e estejam mais seguros em relação a suas escolhas profissionais.
Palavras-chave: Adolescência. Escolha Profissional. Trabalho.
Palavras-chave
Referências
ALMEIDA, Maria Elisa Grijó Guahyba de; PINHO, Luís Ventura de. Adolescência, família e escolhas: implicações na orientação profissional. Psicologia Clínica, vol. 20, n. 02, p. 173-184. Rio de Janeiro: 2008. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0103-56652008000200013&script=sci_abstract&tlng=pt. Acesso em: 18 set. 2017.
BARDAGI, Marúcia; LASSANCE, Maria Cecília Pacheco; PARADISO, Ângela Carina; MENEZES, Ionete Almeida. Escolha profissional e inserção no mercado de trabalho: percepções de estudantes formados. Psicologia Escolar e Educacional, vol. 10, n. 01, p. 69-82. Paraná: 2006. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-85572006000100007. Acesso em: 18 set. 2017.
BUIAR, Janaína Cristina; GARCIA, Nilson Marcos Dias. Lei do Jovem Aprendiz: as séries metódicas e suas implicações na formação técnico-profissional do trabalhador. Universidade Federal do Paraná, sd. Disponível em: http://files.dirppg.ct.utfpr.edu.br/ppgte/dissertacoes/2009/ppgte_dissertacao_296_2009.pdf. Acesso em: 25 set. 2017.
GÓIS, Alcimar Silva de. Formas de acesso ao Ensino Superior. Monografia. Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Curso de Pedagogia. Natal: 2015. Disponível em: https://monografias.ufrn.br/jspui/bitstream/123456789/2031/3/Formas%20de%20acesso%20ao%20ensino%20superior_Artigo_2015.pdf. Acesso em: 28 set. 2017.
GUIMARÃES, Rosemeire Maria; ROMANELLI, Geraldo. A inserção de adolescentes no mercado de trabalho através de uma ONG. Psicologia em Estudo, vol. 07, n. 02, p. 117-126. Maringá: 2002. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/pe/v7n2/v7n2a14. Acesso em: 19 set. 2017.
LANZARIN, José Lovenir; ROSA, Marisa Olicéia. Marketing pessoal: uma poderosa ferramenta para ser um profissional de sucesso. Paraná: sd. Disponível em: https://semanaacademica.org.br/system/files/artigos/marketingpessoalumapoderosaferramentaparaserumprofissionaldesucesso.pdf. Acesso em: 03 out. 2017.
LOBATO, Carmem Regina Poli Sayão. O significado do trabalho para o adulto jovem no mundo do provisório. Revista de Psicologia UNC, vol. 01, n. 02, p. 44-53, 2004. Disponível em https://xa.yimg.com/kq/groups/19590703/.../name/o+significado+do+trabalho.pdf . Acesso em 15 set. 2017.
LUCCHIARI, Dulce Helena Penna Soares. Pensando e vivendo a orientação profissional. 5 ° edição. São Paulo, Summus: 1993.
NEIVA, Kathia Maria Costa. Intervenção psicossocial: aspectos teóricos, metodológicos e experiências práticas. 1° edição. Vetor, São Paulo: 2010.
OLIVEIRA, Maria Cláudia Santos Lopes de; PINTO, Raquel Gomes; SOUZA, Alessandra da Silva. Perspectivas de futuro entre adolescentes: universidade, trabalho e relacionamentos na transição para a vida adulta. Temas em Psicologia da SBP, vol. 11, n. 01, p. 16-27. 2003. Disponível em: http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-389X2003000100003. Acesso em: 19 set. 2017.
RIBEIRO, Marcelo Afonso. Demandas em orientação profissional: um estudo exploratório em escolas públicas. Revista Brasileira de Orientação Profissional, vol. 04, n. 02, p. 141-151. São Paulo: 2003. Disponível em: http://pepsic.bvsalud.org/pdf/rbop/v4n1-2/v4n1-2a12.pdf. Acesso em: 25 set. 2017.
SALDANHA, Letícia de Luca Wollmann. O PRONATEC e a relação Ensino Médio e educação profissional. IX ANPED Sul: 2012. Disponível em: http://www.ucs.br/etc/conferencias/index.php/anpedsul/9anpedsul/paper/viewFile/1713/141. Acesso em: 27 set. 2017.
SANTOS, Larissa Medeiros Marinho dos Santos. O papel da família e dos pares na escolha profissional. Psicologia em Estudo, vol. 10, n. 01, p. 57-66. Maringá: 2005. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/pe/v10n1/v10n1a07.pdf. Acesso em: 22 set. 2017.
SILVA, Lucy Leal Melo; LASSANCE, Maria Célia Pacheco; SOARES, Dulce Helena Penna. A orientação profissional no contexto da educação e trabalho. Revista Brasileira de Orientação Profissional, vol. 05, n. 02, p. 31-52. São Paulo: 2004. Disponível em: http://atividadeparaeducacaoespecial.com/wp-content/uploads/2014/09/educa%C3%A7%C3%A3o-e-trabalho.pdf. Acesso em: 21 set. 2017.
SPARTA, Mônica; GOMES, William B. Importância atribuída ao ingresso na educação superior por alunos do Ensino Médio. Revista Brasileira de Orientação Profissional, vol. 06, n. 02, p. 45-53. São Paulo: 2005. Disponível em: http://www.ufrgs.br/museupsi/lafec/16.pdf. Acesso em: 18 set. 2017.
TASCIN, Joselane C.; SERVIDONI, Renato. Marketing pessoal: uma ferramenta para o sucesso. Revista Científica Eletrônica de Administração, ano 05, n. 09. São Paulo: 2005. Disponível em: http://faef.revista.inf.br/imagens_arquivos/arquivos_destaque/c2JLMq2vZfRUtvB_2013-4-26-12-33-15.pdf. Acesso em: 03 out. 2017.
ZLUHAN, Mara Regina; RAITZ, Tânia Regina. Um estudo com jovens: transição do Ensino Médio ao Ensino Superior. X ANPED Sul, Florianópolis: 2014. Disponível em: http://xanpedsul.faed.udesc.br/arq_pdf/325-0.pdf. Acesso em: 28 set. 2017.
Apontamentos
- Não há apontamentos.
Direitos autorais 2017 Revista da Mostra de Iniciação Científica da ULBRA Cachoeira do Sul
Sistema implantado pelo curso de Sistemas de Informaçãoda ULBRA