O GERENCIAMENTO DE PEDIDOS COMO VANTAGEM COMPETITIVA

Israel Dutra Ferreira, Gilmar Luiz Colombelli

Resumo


Os clientes têm levantando a bandeira exigindo cada vez mais um nível de serviço elevado visando garantias com relação à entrega dos produtos solicitados, na data e quantidade requeridas, dentro dos padrões e das especificações exigidas, isentos de problemas e com um nível de serviço adequado. O objetivo da presente pesquisa se refere ao reconhecimento de estratégias e diretrizes para que ocorra a gestão de pedidos de maneira adequada e haja interação com os clientes. Para o atingimento dos objetivos propostos para esta pesquisa, utilizou-se como método de trabalho a pesquisa exploratória e descritiva, além da pesquisa bibliográfica. A administração de pedidos está rapidamente se tornando um processo extremamente crítico dentro das empresas. Muitas delas estão procurando melhorar este processo para competirem mais fortemente no mercado. Não há dúvidas de que a mesma desempenha um papel importante na satisfação e lealdade do cliente. Três importantes práticas de negócios nesta área são: o rompimento de barreiras funcionais e organizacionais (centralização do processo), o objetivo de entregar o pedido perfeito (conformidade com os requerimentos) e melhoria no processo de gestão dos pedidos para ganhar competitividade (economia de tempo) e medir o desempenho em relação aos desejos dos clientes. Conclui-se que é necessário praticar uma boa gestão (planejamento, qualidade e tempo) envolvendo todos os elos da cadeia a fim de satisfazê-los e assim, obter os resultados esperados. Esse fator atinge não somente o ponto de venda direta, mas toda a cadeia de abastecimento e suas organizações.

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