A ESTRUTURA SOCIAL E AS DESIGUALDADES.
Resumo
O referido trabalho relata as experiências vivenciadas, até o presente momento, no Estágio de Formação de Professores e Educação Profissional em Ambientes Escolares e/ou não Escolares com os alunos do primeiro ano do Ensino Médio do Colégio Estadual Cerro Branco, situado no município de Cerro Branco. Tendo em vista que a educação e a escola tem como função social educar para o mundo e para as mudanças que nele ocorrem a todo instante, o presente Projeto de Intervenção Pedagógica “A estrutura social e as desigualdades” torna-se fundamental, visto que a atual realidade brasileira aponta para desigualdades sociais cada vez mais agudas. O projeto tem por objetivo que os alunos se percebam como parte importante da sociedade e como seres participativos nas transformações que nela acontecem. Nesse sentido, são propostos estudos teóricos e atividades práticas, planejadas a partir de pesquisa bibliográfica, que lhes propicie estabelecer relações entre a realidade por eles vivenciada e os conhecimentos construídos. Espera-se que novos saberes, vivências e maiores estímulos contribuam para seu desenvolvimento social e intelectual, para atos de cidadania reflexivos, críticos e criativos. A participação dos alunos nas atividades metodológicas postas em prática evidenciam que, aos poucos, demonstram motivação e interesse a compreender a importância da tomada de decisões e de suas consequências assim como seu papel na sociedade e na busca para transformá-la num lugar melhor para todos, e não para alguns poucos privilegiados.
Palavras-chave: Sociedade, transformações, educação.
Palavras-chave
Apontamentos
- Não há apontamentos.
Direitos autorais 2017 Revista da Mostra de Iniciação Científica da ULBRA Cachoeira do Sul
Sistema implantado pelo curso de Sistemas de Informaçãoda ULBRA