Nossas raízes, nossas riquezas!
Resumo
INTRODUÇÃO: O presente trabalho refere-se ao Estágio Curricular de Anos Iniciais, que foi realizado na turma do quinto ano da Escola Estadual de Educação Básica Borges de Medeiros de Encruzilhada do Sul-RS. Dentro deste estágio foi trabalhado o projeto “Nossas raízes, nossas riquezas!”, que teve em seu enfoque principalmente a cultura, a tradição gaúcha e sua organização, juntamente com a contribuição de outros povos. OBJETIVO: Tem como finalidade envolver os alunos e desenvolver a criticidade, a reflexão sobre os temas e questões abordadas ao longo do estágio, proporcionando para estes atividades diversificadas e comparações do tema no presente e no passado. METODOLOGIA: Esse trabalho foi desenvolvido por meio de práticas e vivências significativas para os alunos e que fossem relacionadas ao tema, com o objetivo da valorização da identidade e do meio em que vivem. Com troca de experiências, conversas, exploração e desafios foram construídos novos conhecimentos. RESULTADOS E DISCUSSÃO: deste modo, foi gratificante ver o interesse dos alunos nas atividades, suas participações e conclusões. O Ensino Fundamental, em seus anos iniciais, é de extrema importância para os alunos, por proporcionar trocas e desafios constantes, que são decisivos em etapas posteriores. CONCLUSÃO: Este estágio contribuiu imensamente para a minha formação acadêmica e com este projeto, conseguimos aprimorar nossos conhecimentos aprofundando um pouco mais o estudo sobre as riquezas que temos em nosso estado.
Palavras-chave: Estágio, Anos Iniciais, Cultura.
Apontamentos
- Não há apontamentos.
Direitos autorais 2017 Revista da Mostra de Iniciação Científica da ULBRA Cachoeira do Sul
Sistema implantado pelo curso de Sistemas de Informaçãoda ULBRA