FORMAÇÃO DOCENTE: NOVOS CAMINHOS POR UMA EDUCAÇÃO MAIS LÚDICA

Jéssica Corrêa Radtke, Silandra Badch Rosa

Resumo


Este trabalho relata atividades desenvolvidas no Estágio de Formação de Professores e Educação Profissional em Ambientes Escolares e/ou Não Escolares do curso de Pedagogia da ULBRA- Cachoeira do Sul. O estágio foi realizado com uma turma de terceiro ano do curso normal, na disciplina de ciências da natureza, no Instituto Estadual de Educação João Neves da Fontoura, cidade de Cachoeira do Sul. Tem como intuito realizar e produzir materiais pedagógicos a fim de proporcionar aos alunos de educação infantil e anos iniciais, a construção de um aprendizado lúdico na área das ciências da natureza, por meio de atividades práticas, experiências, jogos, e vivências. O Projeto Formação Docente: Novos caminhos por uma educação mais lúdica, foi elaborado a partir da necessidade dos profissionais da educação proporcionarem a seus alunos aulas com aprendizado significativo, construído de maneira lúdica. A metodologia aplicada se constituiu em passeio ao zoológico, pesquisas em museu, bibliotecas, laboratório do curso normal e internet, construção de coletânea de materiais pedagógicos, construção de jogos e realização de experiências. É possível observar através dos resultados parciais o envolvimento docente na preparação de atividades e materiais, visando conhecimento significativo de seus alunos futuros.

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2016 Revista da Mostra de Iniciação Científica da ULBRA Cachoeira do Sul

Sistema implantado pelo curso de Sistemas de Informaçãoda ULBRA