NOSSA TERRA, NOSSA GENTE. UMA VIVÊNCIA NO ESTÁGIO DE ANOS INICIAIS

Diovana dos Santos Freitas, Silvia Maria Barreto dos Santos

Resumo


INTRODUÇÃO: Este trabalho trata de um relato da vivência do Estágio de Anos Iniciais, requisito parcial para conclusão do Curso de Pedagogia da ULBRA. O estágio é uma ocasião formidável para qualquer estudante, principalmente para futuros professores, pois envolve a articulação de teoria e prática.  OBJETIVO: A docência teve como objetivo principal reconhecer a história do Brasil e Rio Grande do Sul, proporcionando uma análise histórico-cultural, bem como a valorização e o resgate das heranças e tradições do país e estado; tema este anteposto pelo diagnóstico realizado na observação, na qual foram detectadas carências e desconhecimento dos educandos sobre seu próprio território e sua gente, conhecendo apenas o cidadão contemporâneo, suas músicas e características, sem preocupação com sua história, sua origem. METODOLOGIA: Durante o período de estágio foi desenvolvido o projeto de intervenção pedagógica: “Nossa terra, nossa gente”, envolvendo diversas atividades, destacando-se a construção de uma maquete sobre o relevo do Rio Grande do Sul, a dramatização de histórias propostas pela estagiária e a gincana matemática. RESULTADOS E DISCUSSÃO: Os resultados obtidos com a docência foram notórios, porém esse incentivo não deve ser contido, deve ser algo constante e permanente, para que haja uma construção da identidade dos alunos, o que é fundamental para a formação cidadã desses. CONCLUSÃO: O estágio foi fundamental na minha formação, pois oportunizou uma vivência com anos iniciais.

Palavras-chave


Anos iniciais, aprendizagem, metodologia

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2017 Revista da Mostra de Iniciação Científica da ULBRA Cachoeira do Sul

Sistema implantado pelo curso de Sistemas de Informaçãoda ULBRA