O DESAFIO DA ALFABETIZAÇÃO

Daiane Siqueira Souza, Silvia Santos

Resumo


Ensino - graduação – INTRODUÇÃO: O presente trabalho relata o Estágio dos Anos Iniciais, realizado na Escola Estadual de Educação Básica Borges de Medeiros, no turno da manhã, no 1º ano, no segundo semestre de 2017, na cidade de Cachoeira Do Sul. Tem como temática “Ao pé da letra”. OBJETIVO: o projeto tem como objetivo facilitar a aprendizagem, assim como o desenvolvimento gradativo das capacidades de comunicação e expressão da criança, uma vez que quando uma criança entra na escola ela enfrenta um grande desafio: a construção do processo de alfabetização. METODOLOGIA: É nesse processo que quanto mais à criança compreender a respeito das relações entre letras e sons, melhor será o resultado em termos de competências para leitura. Sendo assim, é de total relevância para a criança as descobertas que farão no processo de alfabetização. O acesso ao mundo letrado deve acompanhá-la desde tenra idade pois isto facilitará a sua inserção na leitura e na escrita. O Projeto de intervenção pedagógica contemplou o desenvolvimento do raciocínio lógico, a prática da escrita, leituras, exploração das letras, números, elaboração de frases e ampliação do vocabulário.  RESULTADOS E DISCUSSÃO: O trabalho está em desenvolvimento, apontando para resultados parciais, embora já possa ser percebidos os ganhos na alfabetização das crianças. CONCLUSÃO: Ao proporcionar a aprendizagem da língua, facilita-se o desenvolvimento gradativo das capacidades de comunicação e expressão da criança.


Palavras-chave


aprendizagem,letras,leitura

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2017 Revista da Mostra de Iniciação Científica da ULBRA Cachoeira do Sul

Sistema implantado pelo curso de Sistemas de Informaçãoda ULBRA