REDUÇÃO DO NÚMERO DE PARTOS PREMATUROS COM AUXÍLIO ODONTOLÓGICO NO TRATAMENTO DE DOENÇA PERIODONTAL
Resumo
REDUÇÃO DO NÚMERO DE PARTOS PREMATUROS COM AUXÍLIO ODONTOLÓGICO NO TRATAMENTO DE DOENÇA PERIODONTAL
Aliane Ely/ Eduarda Osielski/ Samara Dutra
INTRODUÇÃO: A doença periodontal caracteriza-se por um conjunto de condições inflamatórias, de caráter crônico, e de origem bacteriana, que começa afetando o tecido gengival e pode levar, com o tempo, a perda dos tecidos de suporte dos dentes. Há estudos que provaram uma estreita relação entre partos prematuros e doenças periodontais , entretanto, são poucos os que mostram sobre como reduzir o número de partos prematuros em gestantes com essa doença e as restrições de tratamento.
OBJETIVOS: Revisar artigos sobre como a doença periodontal afeta partos prematuros, buscando meios eficazes de tratar essa doença em gestantes, bem como enfatizar motivos para as mesmas realizarem consulta com o cirurgião-dentista durante todo o período de gestação.
METODOLOGIA: Realizada revisão bibliográfica,3 artigos relacionados ao assunto abordado.
RESULTADOS E DISCUSSÕES: Acompanhamento odontológico durante a gestação é de extrema importância pois pode promover a mulher uma melhor gestação e diminuir os riscos da mesma ter parto prematuro .Para que haja redução do número de partos prematuros é necessário que a gestante faça as técnicas corretas e adequadas de higiene bucal. No caso da gengivite , controle de placa realizado pelo pacientes, além dos cuidados citados para o tratamento de gengivite, é fundamental diagnosticar e estabilizar a doença por meio de sessões de raspagem para remoção de tártaro a fim de que não evolua para um estágio avançado.
Palavras-chave
Apontamentos
- Não há apontamentos.
Direitos autorais 2018 Revista da Mostra de Iniciação Científica da ULBRA Cachoeira do Sul
Sistema implantado pelo curso de Sistemas de Informaçãoda ULBRA