CYBERBULLYING: UMA AGRESSÃO QUE VAI ALÉM DO MUNDO VIRTUAL

Leticia Radiske Breitenbach, Matheus Silva Dabull

Resumo


Introdução: A utilização da Internet como um dos principais meios de comunicação contemporânea motivou a formação de um novo canal de informações e conhecimentos, onde o poder da informação passou as mãos de todos, e afetou a vida de milhões de pessoas. O Cyberbullying é apenas um dos vários desmembramentos desta nova “Sociedade da informação”, onde há prática de crimes ou atos infracionais se cometido por crianças ou adolescentes. Objetivo: Averiguar o papel do Direito, através das legislações tais como o ECA, CC, CP e Lei nº 12.965 (Marco Civil da Internet), na promoção ao combate a todas as formas de agressão advindas do Cyberbullying. Metodologia: O método utilizado foi dedutivo, com pesquisa bibliográfica e documental nas áreas de direito e psicologia. Resultados: 1. Os aspectos legais na legislação brasileira de enfrentamento ao Cyberbullying. 2. Os reflexos negativos absorvidos pelas vítimas e a importância do enfrentamento; Conclusão: A humilhação no ambiente virtual pode deixar marcas superficiais ou profundas na vítima, podendo resultar em depressão, isolamento social e em casos mais graves pode levar ao suicídio. O Cyberbullying, considerado crime/ato infracional cibernético, deve ser combatido através de denúncias que deflagrem a atuação do ofensor aos órgãos de proteção legal. Bem como, acompanhamento psicossocial, de modo a reintegração da autoestima/vida social saudável da vítima.

 

PALAVRAS-CHAVE: ato infracional/crime, comunicação digital, violência.

 

 


Palavras-chave


crime, digital, penal

Referências


Código Civil 2002 - Código Penal 1940 - Estatuto da Criança e Adolescente

Went, Emerson. Crimes Cibernéticos: ameaças e procedimentos de investigação/ Emerson Went, Higor Vinícius Nogueira Jorge – Rio de Janeiro: Brasport, 2012.

Custódio, André Viana (org.). Direitos Humanos de Crianças e Adolescentes e Políticas Públicas [recurso eletrônico] / organização André Viana Custódio, Felipe da Veigla Dias, Suzéte da Silva Reis – Curitiba: Multideia Editora, 2014.

http://www.scielo.br/pdf/pc/v25n1/05.pdf


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2018 Revista da Mostra de Iniciação Científica da ULBRA Cachoeira do Sul

Sistema implantado pelo curso de Sistemas de Informaçãoda ULBRA