Agentes do Clima Organizacional: Um estudo de caso na Sicredi Centro Leste RS

Jéssica Caroline Soares, Orlando Ferreira da Silveira

Resumo


Introdução: O avanço do estudo do campo de clima organizacional tem sido de extrema relevância para a melhora do ambiente de trabalho e o aumento na produtividade. Clima Organizacional é o sentimento que o colaborador tem em relação a todos os fatores que compõe a sua organização e o afetam diretamente. Um bom clima organizacional resulta em indivíduos satisfeitos e inclinados a se doar mais e falar bem de sua empresa.

Objetivo: Sendo o clima organizacional fator de alta influência nos indivíduos de uma empresa, esta pesquisa teve por objetivo identificar, descrever e analisar a percepção dos colaboradores da Sicredi Centro Leste RS sobre seus agentes do clima.

Método: Agentes do clima são pessoas responsáveis pela melhora e manutenção do clima organizacional dentro da cooperativa levando em consideração o diagnóstico, planejamento, execução e monitoramento destes agentes do clima na melhora e manutenção do clima organizacional. Em relação ao método, a pesquisa foi aplicada através de um questionário desenvolvido na plataforma Google Forms, aplicado em uma amostra de 119 colaboradores enviado através de e-mail.

Conclusão: Diante disso, conclui-se que os Agentes do Clima são peças cruciais de apoio a gestão e trazem uma outra visão do que a base da organização, que são as pessoas, esperam da empresa e o que as mesmas estão emitindo no seu dia a dia. Quando ocorre uma baixa no clima, isso é identificado pelos Agentes do Clima e rapidamente reparado a fim de não influenciar em larga escala o dia a dia de trabalho.


Palavras-chave


Clima organizacional, Cooperativas de Crédito, Agentes do Clima.

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2018 Revista da Mostra de Iniciação Científica da ULBRA Cachoeira do Sul

Sistema implantado pelo curso de Sistemas de Informaçãoda ULBRA