Escala Autorregulatória ECCS
Resumo
INTRODUÇÃO: A autorregulação ocorre nos anos pré-escolares, desenvolvendo comportamentos, funções executivas e adaptação em diferentes situações. Ela busca avaliar o autocontrole, disciplina, controle voluntário dos processos atencionais, integrando-os. Inibição é a habilidade de inibir ou controlar respostas impulsivas, criando réplicas, usando a atenção e raciocínio, necessárias para a alteração, controle da impulsividade ou das interferências, memória operacional, controle da afetação ou das emoções. Foi desenvolvido na disciplina de Fundamentos das Medidas Psicológicas, a Escala Autorregulatória ECCS. Este trabalho tem como objetivo apresentar um instrumento para avaliar o grau de autorregulação em crianças na pré-escola. DESENVOLVIMENTO: O instrumento foi desenvolvido considerando quatro dimensões identificadas na literatura, sendo elas: emocional (capacidade de regular e expressar emoções), comportamental (memória de trabalho, controle inibitório, reflexão, competência, independência em completar tarefas e resolver problemas), cognitiva (manejar ou controlar seu próprio comportamento, competência e habilidades sociais, e o desenvolvimento do temperamento) e de sociabilidade (resposta inicial da criança perante pessoas desconhecidas e novas situações). Essa escala, modelo likert, visa investigar se há inibição em alguma das dimensões, devendo ser aplicada em 10 pais de ambos os sexos em uma escola municipal da cidade de Cachoeira do Sul. Será utilizada a metodologia de análise de conteúdo quantitativo para interpretação dos escores. CONSIDERAÇÕES: O estudo da autorregulação viabiliza a aquisição de habilidades para modular a cognição, emoção e comportamento, para que o sujeito possa vivenciar situações de forma equilibrada e saudável. Por isso, é importante o desenvolvimento de instrumentos de medidas que avaliem o processo de autorregulação.
Apontamentos
- Não há apontamentos.
Direitos autorais 2018 Revista da Mostra de Iniciação Científica da ULBRA Cachoeira do Sul
Sistema implantado pelo curso de Sistemas de Informaçãoda ULBRA