ÉTICA NA ESCOLA

Daiane Machado de Freitas, Elisangela Vieira Machado, Luan Torres da Rosa, Rafaela da Silva Machado, Gilmar Luiz Colombelli

Resumo


Esta pesquisa se relaciona à ética nas escolas, sendo desenvolvida para a interpretação de como ela é importante para o desenvolvimento humano dos alunos. Para a conquista dos objetivos utilizou-se como método e trabalho a pesquisa exploratória, descritiva e bibliográfica. O período escolar também é o responsável para a formação das pessoas, a pesquisa foi realizada através da leitura de textos explicativos sobre o tema. Questões sobre ética nas escolas devem ser vistas como relevantes no amadurecimento de caráter dos alunos, porque a partir desta etapa é que suas personalidades estarão sendo construídas, dentre as condutas dos professores estão explicitas as de ouvir e respeitar as opiniões dos alunos, buscar a qualidade no processo educacional, cumprir prazos na entrega de documentações e notas, não expor erros ou deficiências de alunos na frente de toda classe, conversar com o aluno em particular e ser justo na correção e avaliação de provas e trabalhos. Os alunos deverão ser éticos em suas atividades avaliativas entre outras. Não devem simplesmente usar trabalhos prontos, disponíveis na Internet para entregar aos professores, tratar com respeito e educação os colegas que possuam algum tipo de deficiência e seguir as normas de funcionamento da escola. Conclui-se que as condutas éticas formam o caráter dos estudantes os quais levaram para toda a vida. Os princípios e valores construídos no ambiente escolar passam pela inspiração de professores, tornando-se mentores para os alunos, fazendo com que os mesmos não levem noções negativas de como conquistar seu espaço profissional na sociedade.


Palavras-chave


Alunos; Professores; Valores;

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