Resumo
INTRODUÇÃO: O processo de envelhecimento está bastante ligado com a queda da fertilidade, junto à perda de seu papel da sociedade. Ocorre também aos poucos a diminuição da aptidão física e funcional do individuo. Com a rotina de adultos estarem cada vez mais corrida muitas vezes optam por colocar o idoso em uma instituição, pois assim terá mais assistência e contato com outras pessoas da sua idade. No que se diz respeito a qualidade de vida desses idosos institucionalizados é preciso ver a qualidade de vida como tudo, levando em conta a subjetividade daquele idoso, a sua saúde e aspectos da sua vida que podem influências nas atividades da sua vida diária OBJETIVO: Avaliar a qualidade de vida dos idosos em instituição de longa permanência. METODOLOGIA: Foi utilizada a revisão narrativa para análise dos materiais escolhidos. DISCUSSÕES: É possível analisar que ainda existem poucos estudos que trazem sobre a qualidade de vida dos idosos institucionalizados. A forma como o idoso se sente morando numa instituição, vai depender muito do que é qualidade de vida para ele. CONCLUSÃO: O processo de envelhecimento acaba sendo muitas vezes bastante difícil para o individuo, pois o mesmo se depara com situações que não estava acostumado a passar. O idoso institucionalizado acaba perdendo aos poucos a sua autonomia, precisando assim de mais ajuda, com isso pode afetar a sua qualidade de vida. É importante que esses idosos possam interagir com os outros da casa para que não se sinta sozinho e se sinta acolhido também.
Palavras-chave
Envelhecimento, institucionalização e bem estar.
Referências
Dias Daniela SG, Carvalho Carolina SD, Araujo Cibelle V. Comparação da percepação subjetiva de qualidade de vida e bem-vinda de idosos que vivem sozinhos, com a família e institucionalizados. Rev. Bras. Geatri. Rio de Janeiro, 2013, 16 (1): 127 - 138.
Vitorino Luciano M, Paskulin Lisiane MG, Vianna Lucila AC; Qualidade de vida de idosos da comunidade e de instituições permanência: estudo comparativo. Rev. Latino - Am. Enfermagem 21 (spec): jan-fev, 2013.
Gonçalves Lúcia HT, Silva Aline H, Mazo Giovana Z, Benedetti Tania RB, Santos Silvia MA, Marques Sueli, Rodrigues RAP, Portella Marilene R, Scortegagna Helenice M, Santos SSC, Pelzer Marlene T, Souza Andrea S, Meira Edmeia C, Sena Edite LG, Cretzberg Marion, Rezende Tais L. O idoso institucionalizado: avaliação da capacidade funcional e aptidão física. Cad. Saúde Pública, Rio de Janeiro, 26 (9): 1738 - 1746, set,2010.
Direitos autorais 2018 Revista da Mostra de Iniciação Científica da ULBRA Cachoeira do Sul