Psicologia do Esporte e Assistência Social: Relato de Experiência com Jovens Praticantes de Canoagem.
Resumo
INTRODUÇÃO: A Psicologia do Esporte pode ser definida como um conjunto de técnicas e estudos científicos aplicados sobre pessoas e seus comportamentos em atividades físicas, podendo atender à diferentes resultados desejados. Quando essas técnicas são trabalhadas em um grupo do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos da Assistência Social, é possível notar a riqueza de possibilidades conquistadas graças à articulação multidisciplinar de áreas distintas. DESENVOLVIMENTO Esta é uma atividade de intervenção realizada a fim de demonstrar uma das práticas elaboradas durante o Estágio de Psicologia em Prevenção e Promoção de Saúde, inserido no Centro de Assistência Social - CRAS Frota com o Grupo de Crianças e Adolescentes da Associação Cachoeira de Canoagem Ecologia (ACCE). As práticas desenvolvidas compreenderam o período de aproximadamente 7 meses, em que atividades foram executadas utilizando algumas técnicas da Psicologia do Esporte. Além disso, o objetivo também foi de promover o serviço da assistência social com os adolescentes de 12 a 18 anos. Considerando o aspecto bio-psico-social humano, o atleta poderá se deparar com necessidades nas esferas do seu cotidiano, podendo ter a qualidade do seu desempenho afetada. Além de técnicas com foco no aspecto físico, o atleta precisa receber atenção relacionado ao social, familiar e psicológico para garantir os avanços não apenas no esporte, mas na vida como um todo. CONSIDERAÇÕES FINAIS: O esporte proporciona momentos de união, aprendizagem, motivação e ainda frustração e limitações, tais emoções foram trabalhadas ao longo dos encontros e são fundamentais para o cotidiano de qualquer jovem.
Palavras-chave
Apontamentos
- Não há apontamentos.
Direitos autorais 2018 Revista da Mostra de Iniciação Científica da ULBRA Cachoeira do Sul
Sistema implantado pelo curso de Sistemas de Informaçãoda ULBRA