O PROCESSO DE AUDITORIA INTERNA DA COOPERATIVA DE CRÉDITO, POUPANÇA E INVESTIMENTO SICREDI CENTRO LESTE/RS
Resumo
O processo de auditoria interna da Cooperativa, visa fornecer uma avaliação da estrutura e eficácia do gerenciamento dos riscos e dos controles internos. O presente trabalho tem como objetivo geral descrever e analisar o processo de auditoria interna da Cooperativa, identificando conceitos do funcionamento e envolvidos neste processo, sendo necessário, as instituições financeiras terem mais atenção na parte de auditoria, a qual se torna uma atividade para aperfeiçoar as operações, auxiliando a praticar seus objetivos, obtendo o melhoramento nos processos de administração dos riscos e o controles. Para alcançar os objetivos propostos, evidenciou-se um método de trabalho que consiste em uma abordagem qualitativa, conforme os objetivos estabelecidos, contendo uma pesquisa caracterizada como descritiva, obtendo a coleta de dados através de uma entrevista semiestruturada no setor de controle interno da Cooperativa. A partir da pesquisa bibliográfica, da aplicação da entrevista, foi possível verificar o processo que a instituição realiza para poder ter um resultado final da auditoria prestada, e isso ocorre a partir das conclusões de acordo com os planos de auditoria, passando por todos os percursos em um período, com a aprovação do Conselho de Administração. Como conclusões preliminares, têm-se que a auditoria interna auxilia a Cooperativa, na avaliação e melhora dos processos que tenham fragilidades e podem trazer informações de controle. Além disso, foi identificado como ocorre o processo de auditoria, o qual é elaborado pela equipe da Central da Cooperativa, um plano anual de trabalho, e posteriormente é revisado e aprovado pelo Conselho de Administração.
Palavras-chave
Auditoria interna, riscos, Cooperativa de crédito
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