AS CONTRIBUIÇÕES DA EDUCAÇÃO FÍSICA NO CONTEXTO INTERDISCIPLINAR COM AS DEMAIS ÁREAS DO CONHECIMENTO: UM ESTUDO EM DUAS ESCOLAS ESTADUAIS DE ENSINO MÉDIO PARA O ENEM.

Ryan dos Santos Rosa, José Luís de Freitas

Resumo


INTRODUÇÃO: As questões interdisciplinares estão a todo o momento em nossas vidas e quase nem reparamos. Quando estamos caminhando, existem milhares de fatores fisiológicos que acontece em nosso corpo que são conteúdos de disciplinas do currículo básico da educação. OBJETIVOS: Verificar as contribuições das aulas de Educação Física em um contexto interdisciplinar com as demais áreas do conhecimento e na preparação para o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). METODOLOGIA O presente estudo trata-se de uma pesquisa descritiva com abordagem qualitativa e dados quantitativos em duas escolas da rede estadual de ensino. Utiliza-se questionário aos professores e estudantes, com questões abertas. RESULTADOS: Na perspectiva de duas escolas públicas, se teve como o intuito de além de fazer as análises, mostrar como vem sendo tratadas as preparações para tal exame e o aspecto interdisciplinar na rede estadual de ensino. O estudo aponta nas escolas pesquisadas a inexistência de um trabalho específico para o ENEM. Apesar de serem públicas, mostram os resultados diferentes nas perspectivas dos educandos sobre as questões interdisciplinares e o entendimento de aspectos gerais. CONCLUSÃO: Os professores têm ferramentas como a matriz curricular para o ensino médio e matriz do ENEM, e para trabalhos interdisciplinares os PCNs. Para os educadores aplicarem um projeto interdisciplinar primeiramente necessitam entender o que a interdisciplinaridade quer nos trazer, assim poderem ser aplicadas e estudadas em formações continuadas de professores

Palavras-chave


Educação; Estudo; Formações Continuadas

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2019 Revista da Mostra de Iniciação Científica e Extensão

Sistema implantado pelo curso de Sistemas de Informaçãoda ULBRA