ESCUTA PSICOLÓGICA EM UM SERVIÇO DE ACOLHIMENTO NO MUNICÍPIO DE CACHOEIRA DO SUL.

Deise Agne Souza Leal Mohr, Cristiana Rezende Gonçalves Caneda

Resumo


INTRODUÇÃO: A escuta é uma importante ferramenta de cuidado na atuação e intervenção do psicólogo em diferentes contextos. A imperiosa escuta clínica ao fazer psicológico não se caracteriza como uma escuta comum, mas como um ouvir diferenciado, pois quem escuta e quem fala se abrem à experiência alteritária e produzem significados que favorecem novos modos de sentir, pensar e agir. A escuta é um espaço sigiloso, desconstrói lugares marcados socialmente, oferece condições para que a trama dos conflitos do sujeito possa aparecer nesse momento de mobilização especial, através da valorização da palavra sem censura; rompe barreiras e ressignifica a possibilidade de experiência compartilhada com o outro, aproximando-se de uma escuta de resgate de memória e testemunho, especialmente quando o outro parte de referenciais simbólicos, afetivos e culturais de diferentes matrizes. Desta escuta deriva-se a análise para intervenções necessárias. DESENVOLVIMENTO: A escolha pelo tema escuta psicológica se dá em virtude do trabalho realizado no estágio curricular de prevenção e promoção da saúde desde agosto deste ano. A necessidade do espaço individual de escuta de colaboradores de uma casa de acolhimento, em Cachoeira do Sul, surgiu em uma das formações realizadas para os educadores. O público atendido, atualmente, são crianças, adolescentes e educadores. O atendimento é semanal, contudo são realizados atendimentos pontuais. CONSIDERAÇÕES FINAIS: A escuta especializada tem se mostrado um diferencial necessário às questões que permeiam o serviço de acolhimento, tanto em relação ao atendimento dos acolhidos quanto dos educadores, promovendo um espaço de produção de saúde mental.


Palavras-chave


escuta psicológica, serviço de acolhimento, saúde mental

Referências


BRAGA, A. A. N. M.; DALTRO, M. R.; DANON, C. A. F. A escuta clínica: um instrumento de intervenção do psicólogo em diferentes contextos. Revista Psicologia, Diversidade e Saúde, Salvador, dez. 2012; 1(1): 87-100. Disponível em:

https://www5.bahiana.edu.br/index.php/psicologia/article/viewFile/44/44.

MACEDO, S.; SOUZA, G. W.; LIMA, M. B. A. Oficina de desenvolvimento da escuta: prática clínica na formação em psicologia. Rev. abordagem gestalt., Goiânia, v. 24, n. 2, p. 123-133, ago. 2018. Disponível em http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1809-68672018000200002&lng=pt&nrm=iso .


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2019 Revista da Mostra de Iniciação Científica e Extensão

Sistema implantado pelo curso de Sistemas de Informaçãoda ULBRA