BLOCOS ECONÔMICOS: SEUS OBJETIVOS, CARACTERÍSTICAS E CONTRIBUIÇÕES

Luan Torres da Rosa, Cintia Maria da Silva Jungblut, Elisangela Vieira Machado, Maiquel Michel Renck, Orlando Ferreira da Silveira

Resumo


Luan Torres da Rosa1, Cintia Maria da Silva Jungblut1, Elisangela Vieira Machado1, Maiquel Michel Renck1, Orlando Ferreira da Silveira1.

Universidade Luterana do Brasil1.

luantdr@outlook.com

 

INTRODUÇÃO – Os Blocos Econômicos são reuniões de países que estão buscando oportunidades de negócio além das fronteiras, a fim de aumentar a produção e reduzir os custos. Isto é possível porque o mercado passa a ser disputado também por empresas de outros países-membros, gerando concorrência e consequentemente um foco maior na qualidade dos produtos e serviços. OBJETIVO – Este resumo tem como finalidade descrever o que são Blocos Econômicos e quais os diferentes tipos existentes. METODOLOGIA – Para atingir o objetivo proposto utilizou-se de pesquisa bibliográfica em materiais disponibilizados na disciplina de Comércio Exterior e em sites da Internet. RESULTADOS – Através da pesquisa foi constatado que um Bloco Econômico é a união de países com interesses em comum, sendo um dos principais interesses a possibilidade de crescimento em grupo. São caracterizados por quatro tipos (estágios) de Blocos Econômicos: Área de Livre Comércio, União Aduaneira, Mercado Comum e União Econômica e Monetária. O acordo com Área de Livre Comércio apresenta menor grau de interdependência, enquanto o de União Econômica e Monetária tem um alto nível de integração. CONCLUSÃO – Desta forma concluiu-se que os Blocos Econômicos trazem contribuições positivas para a economia dos países envolvidos, como a compra de produtos mais baratos e a livre circulação de pessoas e mercadorias entre os países.

Palavras-chave


Países, Mercado, Economia.

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2019 Revista da Mostra de Iniciação Científica e Extensão

Sistema implantado pelo curso de Sistemas de Informaçãoda ULBRA