LABORATÓRIO DE APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA – VALENTE

Chaiane Goulart Alves, Taiane Baltezam Corrêa, Lorrana Vargas Teixeira, Laura Morais Machado

Resumo


INTRODUÇÃO: O Valente é um projeto de extensão do Curso de Psicologia da ULBRA – Cachoeira do Sul, direcionado a processos educativos. Este projeto tem objetivo de estimular as funções executivas das crianças através de atividades lúdicas, incitar o desenvolvimento emocional por meio do reconhecimento das emoções e instigar as habilidades sociais dos pertencentes ao grupo. As intervenções são realizadas através de um grupo terapêutico, oferecendo um novo olhar para suas competências e potencialidades. Neste semestre será trabalhado o reconhecimento e identificações das emoções, pois são elas que predispõem e orientam comportamentos e experiências, sejam elas positivas ou negativas, fornecendo informações sobre a importância dos estímulos exteriores e interiores ao organismo, e também, sobre situações-problema onde os indivíduos encontram-se envolvidos num determinado contexto e, por isso, as emoções são uma fonte essencial da aprendizagem. DESENVOLVIMENTO: O público alvo do laboratório são crianças de 04 a 10 anos. Os encontros acontecem por meio de um processo grupal, com encontros semanais e duração de uma hora, sendo disponibilizados conforme o cronograma, oito encontros com as crianças. CONSIDERAÇÕES FINAIS: Até o momento quatro encontros foram realizados: sendo o primeiro com os pais e os seguintes com as crianças. De forma geral, os objetivos estão sendo alcançados por meio das atividades realizadas no grupo, como identificação de emoções e habilidades psicossociais. Este projeto possui relevância por ser um trabalho em conjunto com os pais e com a comunidade escolar, sendo assim, esta amplitude tem em vista benefícios na aprendizagem dos participantes.


Palavras-chave


desenvolvimento emocional, habilidades psicossociais, infância.

Referências


Caminha, Caminha & Dutra.- Novo Hamburgo: Sinopsy, 2017. A prática cognitiva na infância e na adolescência. Disponível em: http://www.sinopsyeditora.com.br/upload/produtos_pdf/716.pdf

Robert L. Leahy, Dennis Tirch &Lisa A. Napolitano,2013. Regulação Emocional em Psicoterapia: um guia para o terapeuta cognitivo-comportamental. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/pusf/v19n2/a17v19n2.pdf


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2019 Revista da Mostra de Iniciação Científica e Extensão

Sistema implantado pelo curso de Sistemas de Informaçãoda ULBRA