Formando professores didáticos

Pâmela de Moraes Prade, Sílvia Maria Barreto dos Santos

Resumo


Os estágios de formação, em qualquer nível de ensino, é uma maneira eficaz de adquirirmos competências e habilidades necessárias para desempenharmos nossa prática docente. A formação de professores requer uma base sólida de conceitos para que sejam desenvolvidas competências e habilidades que auxiliem no processo de aprendizagem dos seus alunos. Dessa maneira, o estágio realizado na turma 207 do Curso Normal, teve como proposta mostrar do ponto de vista da didática, como os conteúdos poderiam ser ministrados em sala de aula pelo docente e a importância de um bom planejamento para o pleno desempenho desta ação. Assim sendo, no decorrer das aulas, foram realizadas com os alunos dinâmicas, exercícios, trabalhos em grupo, e prova. Foi utilizado slides para apresentação do conteúdo onde os alunos participaram ativamente questionando suas dúvidas, e assistido ao filme Escritores da Liberdade para que posteriormente cada um fizesse uma reflexão acerca da ação docente e os aspectos que envolvem o ambiente escolar contidos no filme. Foi uma turma ótima para trabalhar, considerando assim, que os objetivos propostos foram obtidos neste estágio. A didática é primordial para a formação de professores, pois através e com o bom uso dela, somos capazes de agir de maneira que criamos subsídios necessários para uma boa aprendizagem dos nossos alunos. Assim, pode-se dizer que a didática precisa permear todo o trabalho que desempenharmos como professores, pois ela dará sustentação na nossa ação docente neste caminho lindo e grandioso ao qual resolvemos trilhar que é o de educar.


Palavras-chave


Formação, didática, planejamento

Referências


Organização escola: perspectivas e enfoques / Marcia Andreia Grochoska.-2.ed. ver.- Curitiba: InterSaberes,2014,-(Série Pesquisa e Prática Profissional em Pedagogia).

BARBOSA, Maria Carmem Silveira. Por Amor e por Força. Rotinas na Educação Infantil. Porto Alegre: Artmed, 2006.

Didática: organização do trabalho pedagógico/[Obra] organizada pela Universidade Luterana do Brasil (Ulbra).- Curitiba:Ibpex, 2007.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2019 Revista da Mostra de Iniciação Científica e Extensão

Sistema implantado pelo curso de Sistemas de Informaçãoda ULBRA