COMPETÊNCIAS SOCIOEMOCIONAIS NO PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM

Melissa Carla Streck Bundt, Vitória Santos Efel, Karine Flores Moraes, Cleusa Helena Rockembach Mazuim

Resumo


INTRODUÇÃO: As competências socioemocionais atuam de forma ampla, envolvendo aspectos relacionados às interações individuais e sociais de ordem cognitiva, emocional e comportamental. O desenvolvimento das habilidades socioemocionais tem sido uma proposta presente nas instituições de ensino, que visam não apenas o aspecto conteudista. A escola é um local oportuno para o desenvolvimento de habilidades que vão além das cognitivas, tornando os alunos capazes de enfrentar as adversidades e a complexidade da vida. OBJETIVOS: Identificar se o desenvolvimento das competências socioemocionais contribui para o processo ensino-aprendizagem. METODOLOGIA: Trata-se de uma pesquisa-ação, onde foram realizados cinco encontros com um grupo de dez professores de uma escola municipal de Cachoeira do Sul, foi aplicado um questionário semiestruturado para uma análise qualitativa dos dados obtidos. RESULTADOS: Ao analisar as respostas dos entrevistados, constatou-se que todos consideraram que potencializar as competências socioemocionais contribui para o processo de ensino-aprendizagem, pois voltar o olhar para as habilidades socioemocionais não se trata de descuidar dos conteúdos que compõem as grades curriculares, mas de resgatar os demais aspectos do humano, reintegrando-o em suas múltiplas facetas constitutivas. CONCLUSÃO: Considera-se que as habilidades socioemocionais têm um papel primordial em todo o desenvolvimento, assim como, na educação de cada indivíduo, ocorrendo ao dinamizar as interações, a comunicação e trocas no ambiente escolar. Desta forma, a compreensão destas competências como essenciais aos alunos tornam-se um meio de contribuir para uma aprendizagem significativa, visando formas de equalizar o relacionamento profissional entre os educadores e na relação professor e aluno.


Palavras-chave


Educadores, habilidades, psicoeducação

Referências


REBOLO, Flavinês; BUENO, Belmira Oliveira. O bem-estar docente: limites e possibilidades para a felicidade do professor no trabalho. Maringá, Acta Scientiarum. Education,v. 36, n. 2, p. 323-331, julho-dezembro, 2014. Disponível em: . Acesso em: 15 Jun. 2019.


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