MEMÓRIA E SUAS FUNÇÕES: UM ESTUDO DE CASO
Resumo
INTRODUÇÃO: A memória é um fenômeno complexo de ordem biológica fundamental no processo de desenvolvimento de cada ser humano, sendo ainda considerada como um enigma para toda a ciência. A memória está estreitamente ligada ao conhecimento e é descrita como uma habilidade do organismo para reter e utilizar informações. Sendo também considerada como essencial ao processo de aprendizagem. OBJETIVO: Aprofundar conhecimentos acerca da memória e suas funções ao observar um estudo de caso, realizado no Asilo Nossa Senhora Medianeira em conjunto com a disciplina de Estágio Básico III. METODOLOGIA: Foi realizada uma pesquisa bibliográfica em língua portuguesa utilizando fontes de pesquisa SCIELO e Google Acadêmico. DISCUSSÃO: Entender a memória e o seu funcionamento torna-se imprescindível a prática da psicologia, sendo que a neuropsicologia e a psicologia cognitiva em interface com a neurociência possibilitam uma relação entre mente e cérebro. Diferentes concepções contribuíram para entender como a memória funciona, identificando as suas funções. Quando se desenvolve o Alzheimer pouco a pouco ocorre à perda das funções fisiológicas e a capacidade cognitiva como memória, atenção, percepção, raciocínio, pensamento e linguagem, no caso da diminuição destas funções, corpo e cérebro são afetados. CONSIDERAÇÕES FINAIS: A memória é o resultado de atividades coordenadas em diferentes subsistemas. Com a perda de algumas funções da memória, torna-se reduzida a velocidade de respostas no comportamento e funções sensoriais, comprometendo a consciência e a atenção.
Palavras-chave
Referências
FUENTES, D.; MALLOY-DINIZ L. F; CAMARGO, C. H. P; COSENZA, R. M. Neuropsicologia – Teoria e Prática: 2.ed. Porto Alegre: Editora Artmed, 2008. cap. 10, p. 168-186.
Apontamentos
- Não há apontamentos.
Direitos autorais 2019 Revista da Mostra de Iniciação Científica e Extensão
Sistema implantado pelo curso de Sistemas de Informaçãoda ULBRA