Construindo Saberes em Didática Geral

Nair Alves Tavares, Silvia Maria Barreto dos Santos

Resumo


INTRODUÇÃO: O presente trabalho tem por objetivo relatar atividades de intervenção pedagógica do estágio de Formação de professores e Educação Profissional. O mesmo foi realizado no Instituto Estadual de Educação João Neves da Fontoura, na cidade de Cachoeira do Sul-RS, em uma turma de terceiro ano do Curso Normal, no período de 23 de setembro a 28 de outubro, contando com 3h/a semanais. O Projeto de Intervenção Pedagógica abordou a temática “Construindo Saberes em Didática Geral”. A temática foi idealizada a partir da premissa que estamos sempre construindo novos saberes, e adquirindo novos conhecimentos em nossas rotinas escolares. O mesmo se justifica pela construção de conhecimentos por parte dos educandos, mas também da estagiária, uma vez que ambos estão em um contínuo aprendizado.  DESENVOLVIMENTO: Seu desenvolvimento foi pautado em reconhecer o termo avaliação e as diversas formas de avaliar, como: portfólio, dossiê, anedotário, autoavaliação, parecer descritivo, provas e debates. Os alunos construíram um mini portfólio onde colocaram alguns dos trabalhos feitos durante o estágio. Fizeram anedotários sobre um colega (sorteado) nas aulas de didática geral. Elaboraram provas subjetivas e objetivas com conteúdos pré-estabelecidos. Praticaram a realização de um parecer descritivo com base em um estudo de caso. CONSIDERAÇÃOES FINAIS: Projeto teve respostas significativas, sendo perceptivo o avanço dos educandos em relação aos objetivos desejados referentes ao plano de estudo. Posso afirmar que o período de estágio foi sim um período de construção de saberes, e tenho a convicção de que não só compartilhei saberes como os adquiri.

 

 

 

 

 


Palavras-chave


Estágio, Construção, Conhecimento

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2019 Revista da Mostra de Iniciação Científica e Extensão

Sistema implantado pelo curso de Sistemas de Informaçãoda ULBRA