ESTUDO DA FILOSOFIA: ANÁLISE E CONSTRUÇÃO DO PENSAMENTO CRÍTICO

Juliana Jaques de Faria, Silvia Maria Barreto dos Santos

Resumo


RESUMO
Ensino – graduação. INTRODUÇÃO: O presente trabalho trata do relato do Estágio Curricular de Formação de Professores, realizado na Escola Estadual Ensino Médio Dr. Liberato Salzano Vieira da Cunha, no turno da tarde, durante os meses de setembro a novembro, na turma 301. DESENVOLVIMENTO: O Estágio envolveu elaboração de um projeto e execução de uma intervenção pedagógica a partir das observações feitas e de acordo com o cronograma da escola. Através do projeto tive como objetivo levar para os alunos reflexões sobre os temas abordados, estimular desenvolvimento afetivo e social, propiciar interações entre eles, despertar criticidade e desenvolver potencialidades. O projeto teve como tema “ESTUDO DA FILOSOFIA: ANÁLISE E CONSTRUÇÃO DO PENSAMENTO CRÍTICO”, com o objetivo de executar atividades e dinâmicas para eles refletirem. A metodologia abrangeu conversas sobre o tema, pesquisas, debates em grupos, análise de charges, entre outros. A figura do professor no ensino médio é fundamental na formação dos adolescentes, tendo em vista que eles são críticos e já possuem opiniões, nosso papel é fazê-los pensar, questionar, analisar, explorar, orientar. CONSIDERAÇÕES FINAIS: Meu estágio de Formação de Professores ainda está em andamento, mas está saindo melhor do que imaginava, os alunos são interessados e fazem o que lhes é proposto, discutem, refletem, conversam e debatem os conteúdos. No fim, aprendemos juntos, pois a grande maioria tem um senso crítico forte e sempre há uma troca de experiências.


Palavras-chave


Palavras Chave: Educação; Criticidade; Adolescentes;

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2019 Revista da Mostra de Iniciação Científica e Extensão

Sistema implantado pelo curso de Sistemas de Informaçãoda ULBRA