Estresse ocupacional: um estudo com estudantes do ensino superior

Cristian Goet Nunes, Orlando Ferreira da Silveira

Resumo


Diante de novos desafios na vida acadêmica e as inúmeras causas do estresse no meio acadêmico como mudanças, sofrimento, angústias, trabalho, reprovações ou aprovações, distância da família entre outros fatores, a vida acadêmica faz com que o estudante possa se adaptar o mais rápido possível ao ambiente em que está inserido em busca do conhecimento para a sua formação profissional.

       A presente pesquisa abordou o tema estresse ocupacional no meio acadêmico, onde buscou identificar e descrever o nível de estresse dos estudantes do ensino superior das universidades das 3 maiores universidades de Cachoeira do Sul /RS ( UERGS, UFSM e ULBRA), além de Identificar os principais fatores causadores de estresse dos estudantes do ensino superior.

A metodologia utilizada foi uma pesquisa de campo composta por um questionário composto por 23 itens com a utilização de uma escala de concordância de cinco pontos, a Escala de Estresse no Trabalho (EET validado por Paschoal eTamayo (2004), estruturado com base na literatura sobre estressores organizacionais.

 Concluindo a realização da pesquisa é possível afirmar que as três universidades encontram-se com maiores percentuais de níveis de estresse “leve a moderado” e a mesma possibilitou compreender os fatores causadores de estresse no meio acadêmico como a falta de informações na divulgação das decisões organizacionais e ainda a deficiência nos treinamentos para capacitação profissional comum nas 3 universidades.

 

 

Palavras-chave: Estresse Ocupacional, Universidades e Níveis de estresse.

 

 


Palavras-chave


Estresse Ocupacional, Universidades e Níveis de estresse.

Referências


BARBOSA, Chistian, A tríade do tempo, Rio de janeiro: Buzz Editora Ltda 2018

CATALDI Maria José Giannella. Stress no meio ambiente do trabalho -3. ed. São Paulo : LTr, 2015.

CHARLESWORTH PhD, Edward A. e Ronald G NATHAN, Gestão do Estresse: Um guia completo para o Bem estar; Ed:BookBaby; Edição: 1 (14 de outubro de 2013)

LIPP Marilda e Valquiria TRICOLI.(et al) Relacionamentos interpessoais no século XXI e o stress emocional – Novo Hamburgo : Ed Sinopsys, 2014

LIPP, M. E. N. & Tanganelli, M. S. (2002) Stress e Qualidade de vida em magistrados da justiça do trabalho: diferenças entre homens e mulheres. Psicologia: Reflexão e Crítica, 15(3), 537-584.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2019 Revista da Mostra de Iniciação Científica e Extensão

Sistema implantado pelo curso de Sistemas de Informaçãoda ULBRA