A arte na sublimação das pulsões

Natielly Rosa de Azambuja, Cristiana Rezende Gonçalves Caneda

Resumo


INTRODUÇÃO: A sublimação em psicanálise é a pulsão com um direcionamento não sexual ou para ações socialmente aceitas e valorizadas. A pulsão se conceitua como a fronteira entre o mental e o somático, sua fonte é o corpo e resulta na mobilidade do sujeito. Autores afirmam que a pulsão pode tomar diferentes destinos como o recalque, ser revertida em seu oposto, retornar em direção ao eu ou ser sublimada. Para Freud a sublimação pode vir por meio de atividades artísticas, intelectuais e até pela prática de esportes. Diante disto, justifica-se o interesse pelo tema. OBJETIVOS: Promover uma reflexão acerca da arte como forma de sublimação das pulsões. METODOLOGIA: Foi elaborado a partir de uma revisão narrativa de literatura psicanalítica. RESULTADOS: A arte é um meio de manifestação do ser humano, por meio dela há expressão de sonhos, desejos, sentimentos, momentos históricos e conhecimentos. Ela pode oferecer elementos ricos que facilitariam a compreensão do sujeito pelo analista. Tendo em vista que as mais diversas formas de arte são ricas no encadeamento de significantes nas diferentes formas de expressão. CONCLUSÃO: A arte espelha o artista sendo assim uma forma de sublimação das pulsões por ser considerada uma forma de linguagem socialmente aceita e valorizada. Para que a arte seja considerada sublimação dependerá da posição do objeto e da pulsão encontrar um novo destino.


Palavras-chave


arte, psicanálise, sublimação.

Referências


BOSI, Alfredo. Reflexões sobre a arte. Editora Ática. 1986 Disponível em: http://joinville.ifsc.edu.br/~luciana.cesconetto/Ensino/M%C3%B3dulo%207/Reflex%C3%B5es%20sobre%20a%20arte%20-%20Alfredo%20Bosi.pdf Acesso em 19 de setembro de 2020.

KLOH BIESDORF, Rosane. ARTE, UMA NECESSIDADE HUMANA: FUNÇÃO SOCIAL E EDUCATIVA. Itinerarius Reflectionis, v. 7, n. 1, 2011.

MIGLIAVASCA, Joyce Salgueiro et al. Uma leitura psicanalítica da vida e obra de Frida Kahlo. 2009. Disponível em: https://sapientia.pucsp.br/handle/handle/15825 acesso em 29 de setembro de 2020.

MENDES, Eliana Rodrigues Pereira. PS - Pulsão e Sublimação: a trajetória do conceito, possibilidades e limites. Reverso, Belo Horizonte , v. 33, n. 62, p. 55-67, set. 2011 . Disponível em . acessos em 23 set. 2020

METZGER, Clarissa. Sublimação: laço entre arte e clínica. Stylus (Rio J.), Rio de Janeiro , n. 31, p. 133-143, out. 2015 . Disponível em . acessos em 29 set. 2020.

MOURA, Joviane. Introdução ao Conceito de Pulsão. Psicologado, [S.l.]. (2008). Disponível em https://psicologado.com.br/abordagens/psicanalise/introducao-ao-conceito-de-pulsao . Acesso em 23 Set 2020.

SIQUEIRA, Beatriz Elisa Ferro. Leonardo da Vinci Fantasma Arte e Sublimação. Psicanálise & Barroco em Revista, v. 3, n. 1, p. 1-10, 2019.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2020 Revista da Mostra de Iniciação Científica e Extensão

Sistema implantado pelo curso de Sistemas de Informaçãoda ULBRA