ATENDIMENTOS NO CAPS II DO MUNICÍPIO DE CACHOEIRA DO SUL DURANTE A PANDEMIA DO COVID-19

Hanna Kemel Brum, Cristiana Rezende Gonçalves Caneda

Resumo


INTRODUÇÃO: O CAPS (Centro de Atenção Psicossocial) tem como objetivo acolher as pessoas que sofrem com transtornos mentais severos e persistentes, em um certo território, oferecendo cuidados clínicos e de reabilitação psicossocial, evitando as internações e favorecendo o exercício da cidadania e da inclusão social dos usuários e de suas famílias. O serviço presta serviços através de acolhimentos, grupos, oficinas terapêuticas, atendimento psicológico e psiquiátrico, e visitas domiciliares. Diante do atual cenário de confinamento social devido ao corona vírus, surgiram novas demandas e desafios a serem enfrentados no CAPS, modificando, assim, suas rotinas. OBJETIVOS: Apresentar as principais mudanças e desafios nos atendimentos do CAPS II do município Cachoeira do Sul durante a pandemia do COVID-19. METODOLOGIA: Trata-se de uma pesquisa-intervenção. RESULTADOS: No local houveram algumas alterações no atendimento à população, como a suspensão por tempo indeterminado dos grupos e das oficinas terapêuticas. As visitas domiciliares, os plantões psicológicos e os atendimentos psiquiátricos continuam, porém com priorização àqueles que são considerados casos mais graves ou com risco de suicídio. CONCLUSÃO: Os grupos e oficinas terapêuticas fazem falta no CAPS, pois para alguns usuários, eram as únicas atividades das quais eles participavam. Devido a pandemia e o isolamento social, a procura por atendimentos aumentou, e o sistema não possui uma organização para atender à demanda excessiva de pacientes.


Palavras-chave


CAPS; Serviços; Pandemia.

Referências


BRASIL. MINISTÉRIO DA SAÚDE. Saúde Mental no SUS: Os Centros de Atenção Psicossocial. Brasília: Ministério da Saúde, 2004.


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