TERAPIA COGNITIVO-COMPORTAMENTAL DE GRUPO (TCCG) NA REDE DE ATENÇÃO PSICOSSOCIAL (RAPS)UM NOVO OLHAR SOBRE A SAÚDE PÚBLICA

Luís Filipe Santos Müller

Resumo


INTRODUÇÃO: A Terapia cognitivo-comportamental (TCC) é uma abordagem com foco no aqui e no agora, sendo diretiva e estruturada, voltada às questões do paciente, buscando resolutividade para as demandas apresentadas. Sendo assim, na modalidade grupal (TCCG) permite tratar mais pacientes no mesmo intervalo de tempo em que se trataria apenas um indivíduo, poupando recursos financeiros do sistema de saúde. OBJETIVOS: implementar grupos de psicoeducação com base na TCCG no CAPS I de Encruzilhada do Sul; fornecer materiais informativos sobre estratégias de enfrentamento da psicopatologia ou sintomatologia apresentada. METODOLOGIA: o presente estudo caracteriza-se como qualitativo-descritivo, cuja amostragem será realizada intencionalmente — participantes serão constituídos por pacientes da referida unidade de saúde mental — mediante assinação do Termo de Consentimento Livre e Esclarecido, a posteriori, serão realizadas seis sessões em grupos de psicoeducação com base na TCCG. RESULTADOS: estudos encontrados na literatura evidenciam que, a psicoeducação em TCCG contribui para estratégias de enfrentamento do paciente, diminuição dos sintomas, ganhos cognitivos, melhoras no bem-estar, auxilia a adesão ao tratamento psicoterápico e aumento da resolução de problemas. CONCLUSÃO: acredita-se que, após a realização das sessões, serão obtidos resultados que podem convergir na eficácia do tratamento grupal baseado na TCCG, e a aplicação da referida modalidade de psicoterapia pode contribuir para o cenário da Rede de Atenção Psicossocial (RAPS).


Palavras-chave


PSICOEDUCAÇÃO; GRUPOTERAPIA; PSICOTERAPIA

Referências


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