TERAPIA COGNITIVO-COMPORTAMENTAL DE GRUPO (TCCG) NA REDE DE ATENÇÃO PSICOSSOCIAL (RAPS)UM NOVO OLHAR SOBRE A SAÚDE PÚBLICA
Resumo
INTRODUÇÃO: A Terapia cognitivo-comportamental (TCC) é uma abordagem com foco no aqui e no agora, sendo diretiva e estruturada, voltada às questões do paciente, buscando resolutividade para as demandas apresentadas. Sendo assim, na modalidade grupal (TCCG) permite tratar mais pacientes no mesmo intervalo de tempo em que se trataria apenas um indivíduo, poupando recursos financeiros do sistema de saúde. OBJETIVOS: implementar grupos de psicoeducação com base na TCCG no CAPS I de Encruzilhada do Sul; fornecer materiais informativos sobre estratégias de enfrentamento da psicopatologia ou sintomatologia apresentada. METODOLOGIA: o presente estudo caracteriza-se como qualitativo-descritivo, cuja amostragem será realizada intencionalmente — participantes serão constituídos por pacientes da referida unidade de saúde mental — mediante assinação do Termo de Consentimento Livre e Esclarecido, a posteriori, serão realizadas seis sessões em grupos de psicoeducação com base na TCCG. RESULTADOS: estudos encontrados na literatura evidenciam que, a psicoeducação em TCCG contribui para estratégias de enfrentamento do paciente, diminuição dos sintomas, ganhos cognitivos, melhoras no bem-estar, auxilia a adesão ao tratamento psicoterápico e aumento da resolução de problemas. CONCLUSÃO: acredita-se que, após a realização das sessões, serão obtidos resultados que podem convergir na eficácia do tratamento grupal baseado na TCCG, e a aplicação da referida modalidade de psicoterapia pode contribuir para o cenário da Rede de Atenção Psicossocial (RAPS).
Palavras-chave
Referências
CARVALHO, S. Psicoterapia e Medicina Geral e Familiar – o potencial da Terapia Cognitivo Comportamental. Revista Portuguesa de Medicina e Familiar, v. 30, n. 6, Lisboa, dez., 2014. Disponível em:. Acessado em:30 de jun., 2020.
DITTZ, C. P. et al. A terapia cognitivo-comportamental em grupo no Transtorno de Ansiedade Social. Estudos e Pesquisas em Psicologia, v. 15, n. 3, Rio de Janeriro, nov., 2015. Disponível em:. Acessado em: 01 de jul., 2020.
FERREIRA, L. A. As principais estratégias interventivas utilizadas pelos psicólogos na UBS perante as queixas apresentadas por seus pacientes e as interfaces com a Terapia Cognitivo Comportamental. 2018. 64 f. Trabalho de Conclusão de Curso (graduação). Centro Universitário UNIFAAT. Atibaia, 2018. Disponível em:. Acessado em: 29 de jun., 2020.
LEMES, C. B.; NETO, J. O. Aplicações da psicoeducação no contexto da saúde. Temas em Psicologia, v. 25, n. 1, Riobeirão Preto, mar., 2017. Disponível em:. Acessado em: 01 de jul., 2020.
MAIA, R. da S.; ARAÚJO, T. C. S. de; MAIA, E. M. C. Aplicação da Psicoeducação na Saúde: revisão integrativa. Revista Brasileira de Psicoterapia, v. 20, n. 2, p. 53 – 63. Disponível em:. Acessado em: 30 de jun., 2020.
NEUFELD, C. B.; RANGÉ, B. P. Terapia Cognitivo-Comportamental em Grupos das evidências à prática. Porto Alegre: Artmed, 2017
RANGÉ, B. P. et al. Psicoterapias cognitivo-comportamentais [recurso eletrônico]: um diálogo com a psiquiatria. 2a ed, Porto Alegre: Artmed, 2011.
SANTANA, S. de M. et al. Intervenções em grupos na perspectiva cognitivo-comportamental: experiências no contexto da clínica-escola. Revista Brasileira de Terapias Cognitivas, v. 10, n. 1, Rio de Janeiro, jun., 2014. Disponível em:. Acessado em: 29 de jun., 2020.
SILVA, K. A.; CALOU, A. L. F.; FERNANDES, R. M. M. Abuso de sexual infanto-juvenil em uma análise sobre técnicas em terapias cognitivo comportamentais em grupo (TCCG). Periódico do Núcleo de Estudos e Pesquisas Sobre Gênero e Direito, v. 8, n. 5, p. 1 – 19, Centro de Ciências Jurídicas – Universidade Federal da Paraíba, 2019. Disponível em.Acessado em: 30 de jun., 2020.
FERREIRA, L. A. As principais estratégias interventivas utilizadas pelos psicólogos na UBS perante as queixas apresentadas por seus pacientes e as interfaces com a Terapia Cognitivo Comportamental. 2018. 64 f. Trabalho de Conclusão de Curso (graduação). Centro Universitário UNIFAAT. Atibaia, 2018. Disponível em:. Acessado em: 29 de jun., 2020.
LEMES, C. B.; NETO, J. O. Aplicações da psicoeducação no contexto da saúde.
Temas em Psicologia, v. 25, n. 1, Riobeirão Preto, mar., 2017. Disponível
em:
X2017000100002 >. Acessado em: 01 de jul., 2020.
MAIA, R. da S.; ARAÚJO, T. C. S. de; MAIA, E. M. C. Aplicação da Psicoeducação
na Saúde: revisão integrativa. Revista Brasileira de Psicoterapia, v. 20, n. 2, p. 53
– 63. Disponível em:. Acessado
em: 30 de jun., 2020.
NEUFELD, C. B.; RANGÉ, B. P. Terapia Cognitivo-Comportamental em Grupos
das evidências à prática. Porto Alegre: Artmed, 2017
RANGÉ, B. P. et al. Psicoterapias cognitivo-comportamentais [recurso
eletrônico]: um diálogo com a psiquiatria. 2a ed, Porto Alegre: Artmed, 2011.
SANTANA, S. de M. et al. Intervenções em grupos na perspectiva cognitivo-
comportamental: experiências no contexto da clínica-escola. Revista Brasileira de
Terapias Cognitivas, v. 10, n. 1, Rio de Janeiro, jun., 2014. Disponível
em:. Acessado em: 29 de jun.,
SILVA, K. A.; CALOU, A. L. F.; FERNANDES, R. M. M. Abuso de sexual infanto-
juvenil em uma análise sobre técnicas em terapias cognitivo-comportamentais em
grupo (TCCG). Periódico do Núcleo de Estudos e Pesquisas Sobre Gênero e
Direito, v. 8, n. 5, p. 1 – 19, Centro de Ciências Jurídicas – Universidade Federal da
Paraíba, 2019. Disponível em:.
Acessado em: 30 de jun., 2020.
Apontamentos
- Não há apontamentos.
Direitos autorais 2020 Revista da Mostra de Iniciação Científica e Extensão
Sistema implantado pelo curso de Sistemas de Informaçãoda ULBRA