EDUCAÇÃO FINANCEIRA: UM ESTUDO EM ESCOLAS DE ENSINO MÉDIO DE CACHOEIRA DO SUL/RS

Luan Torres da Rosa, Orlando Ferreira da Silveira

Resumo


A maior parte da população brasileira cresceu tendo pouco contato com assuntos financeiros, seja de maneira informal, por meio do núcleo familiar, ou de maneira formal, na escola. Como reflexo disto, o brasileiro não está habituado a observar os próprios gastos, e acaba procrastinando muito, inclusive na busca por conhecimento básico sobre finanças e investimentos. Neste sentido, o objetivo desta pesquisa foi identificar e descrever qual o nível de conhecimento que os alunos do Ensino Médio possuem sobre Educação Financeira. Para atender a tal objetivo este trabalho possui uma abordagem quantitativa e qualitativa, de cunho exploratório e descritivo, considerando a coleta de dados foram aplicados Questionários Fechados com alunos concluintes do Ensino Médio e realizada Entrevista Semiestruturada com professores de Matemática. A pesquisa bibliográfica possibilitou conhecer conceitos teóricos acerca da Educação Financeira e a partir da aplicação do Questionário e da Entrevista foi possível identificar o que os estudantes do Ensino Médio entendiam sobre Educação Financeira e também como este tema era trabalhado pelos professores dentro da sala de aula. Após a realização deste trabalho concluiu-se que o nível de conhecimento financeiro dos alunos é satisfatório e se reflete na habilidade que os mesmos possuem para resolver cálculos matemáticos, porém para muitos ainda falta o entendimento sobre qual a aplicabilidade destes conteúdos na vida prática. Desta forma, às mudanças recentes na grade curricular do Ensino Médio, são vistas pelos professores como algo positivo, já que permitirão que a Educação Financeira seja trabalhada de forma transversal em outras disciplinas.

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