DIFICULDADES ENFRENTADAS PELOS PROFESSORES DE EDUCAÇÃO INFANTIL EM SUAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS EM EDUCAÇÃO FÍSICA
Resumo
INTRODUÇÃO: A educação infantil é o período em que as crianças se desenvolvem psicologicamente, motoramente e socialmente. Os educadores desta faixa etária, devem se conscientizar sobre a importância de seu corpo e da atividade física para uma qualidade de vida melhor. O objetivo deste estudo é verificar quais as dificuldades enfrentadas pelos professores de educação infantil em suas práticas pedagógicas em educação física e de como esta vem sendo desenvolvida. A pesquisa caracteriza-se como descritiva com abordagem qualitativa, o universo de pesquisa foi composto por 6 professoras de Educação Infantil de uma escola da sede do Município de Cachoeira do Sul. DESENVOLVIMENTO: Desta forma pode ser percebido que todas as professores entrevistadas compreendem que a Educação Física é muito importante e indispensável nesta fase. Constatou-se que há uma profissional da área de Educação Física para ministrar suas aulas e as demais não possuem formação, as professoras titulares da turma são que orienta os alunos nas atividades físicas. Com o questionamento, pode ser compreendido o quanto os professores apresentam o entendimento da importância destas aulas, os objetivos a serem desenvolvidos. CONSIDERAÇÕES FINAIS: Todas as professoras concordam da necessidade de um profissional da área de Educação Física para atuar na Educação Infantil. Tais constatações mostram-nos que os professores estão cientes que este componente curricular é a base do desenvolvimento e sem dúvidas irá ajudar em todas as fases da aprendizagem de uma criança.
Palavras-chave
Referências
FREIRE, J.B. Educação Física de corpo inteiro: teoria e prática da educação
física escolar. Rio de Janeiro: Scipione, 1989
GALLAHUE, L. & OZMUN, C. Jonhn. Compreendendo o Desenvolvimento Motor: bebes, crianças, adolescentes e adultos. Segunda edição. São Paulo: phorte, 2003;
NEIRA, M. G. Educação Física: desenvolvendo competências. São Paulo: Phorte, 2003.
SCHIMIDT, Maria Junqueira. Educar Pela Recreação. 4° edição, Rio de Janeiro, Editora Agir, 1969
Apontamentos
- Não há apontamentos.
Direitos autorais 2020 Revista da Mostra de Iniciação Científica e Extensão
Sistema implantado pelo curso de Sistemas de Informaçãoda ULBRA