O APEGO NAS RELAÇÕES SOCIAIS

Elen Bauer Garcia, Camila dos santos Lima, Laura Morais Machado

Resumo


INTRODUÇÃO: O desenvolvimento infantil é constituído por um conjunto de fatores que influenciam nas experiências vividas, principalmente primeira infância. O ambiente age de forma importante nesse desenvolvimento interferindo de forma positiva ou negativa. É na interação com o meio social e cultural que acontece o desenvolvimento de habilidades nas diferentes dimensões da personalidade e também nas dimensões físicas, motoras, sociais, afetivas, cognitivas, linguísticas e artísticas. OBJETIVOS: Identificar a importância do vínculo materno infantil no desenvolvimento das relações sociais. METODOLOGIA: Para a realização do trabalho foi utilizada uma revisão narrativa de literatura, os materiais foram selecionados de acordo com objetivos mencionados. DISCUSSÃO: Estudos revelam que o vínculo materno infantil se desenvolve desde a gestação e se estende durante a vida, é através deste, que vínculos afetivos futuros e maturação da identidade da criança ocorrerão. O processo de estabelecimento dos padrões de apego e suas manifestações durante o ciclo vital, coloca em discussão sua estabilidade ao longo do desenvolvimento. O cuidado inadequado na primeira infância e os efeitos do cuidado materno sobre as crianças tem grande influência em seu desenvolvimento. CONCLUSÃO: As relações afetivas desenvolvidas entre a mãe e seu bebê são fundamentais para assegurar a construção do psiquismo da criança de forma saudável. O modelo de apego que um indivíduo desenvolve durante a primeira infância é profundamente influenciado pela maneira como os cuidadores o tratam. Os cuidados recebidos na primeira infância são fundamentais para um desenvolvimento saudável, influenciando nas relações sociais que o indivíduo terá ao longo da vida.

Palavras-chave


Palavras-chave: Apego, Desenvolvimento, Infância.

Referências


DALBEM, J. X.; DELL’AGLIO, D. D. Teoria do apego: bases conceituais e desenvolvimento dos modelos internos de funcionamento. Arquivos Brasileiros de Psicologia, v. 57, n. 1, p. 12-24, 2005.

AMARANTE, Suely. A importância do vínculo materno no desenvolvimento infantil. Disponível em : http://www.iff.fiocruz.br/index.php/8-noticias/330-aimportanciadovinculomaterno Acesso em : 28 de outubro de 2020.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2020 Revista da Mostra de Iniciação Científica e Extensão

Sistema implantado pelo curso de Sistemas de Informaçãoda ULBRA