O SIGNIFICADO DO BRINCAR NA CLÍNICA PSICANALÍTICA COM CRIANÇAS

Isadora Ferretti Gonçalves, Cristiana Rezende Gonçalves Caneda

Resumo


INTRODUÇÃO: Sabe-se que na clínica psicanalítica com crianças, um dos meios mais utilizados para acessar o inconsciente é o brincar, visto que este possibilita que a criança expresse seus conflitos e narrativas, dentro da relação transferencial estabelecida entre paciente e analista. O brincar é a linguagem da criança, fazendo-se de suma importância que o analista saiba interpreta-lo. Por isso, este trabalho se justifica afim de entender melhor os significados do brincar na clínica. OBJETIVO: Compreender a importância do brincar no tratamento psicanalítico e suas implicações na técnica. METODOLOGIA: Foi realizada uma revisão narrativa da literatura, afim de compreender a importância do brincar no tratamento psicanalítico. RESULTADOS: O brincar é um meio de fala particular da criança e foi introduzido no setting psicanalítico por ser algo espontâneo, sendo sua forma de expressão mais fiel. Esta via ajuda a criança a representar seus conflitos e a entender seus sentimentos, angústias e perdas durante a constituição psíquica. Cabe ao terapeuta possibilitar um setting em que a criança possa brincar livremente, e a partir disso, ir devolvendo interpretações do brincar estabelecido, tendo como fundo a transferência construída, a história de vida e o lugar do desejo. CONCLUSÃO: Percebe-se que ao brincar a criança é convocada a sentir, a viver, e também, através do atendimento clínico psicanalítico a falar, refletir, atribuindo novos significados. Se constitui assim, um espaço-tempo que possibilita que a criança ligue os dois mundos, interno e externo, criando, inventando, experienciando, repetindo e reelaborando vivências, bem como, fazendo novas marcas psíquicas importantes.

Palavras-chave


brincar, clínica, psicanálise

Referências


CAMPOS, Lia Keuchguerian Silveira; ARRUDA, Sérgio Luiz Saboya. Brincar como meio de comunicação na psicoterapia de crianças com mutismo seletivo. Est. Inter. Psicol., Londrina , v. 5, n. 2, p. 15-33, 2014.

DEISE GIOVANA SCHERBAUM. O BRINCAR NA CLÍNICA PSICANALÍTICA COM CRIANÇAS. 2017, IJUÍ (RS), UNIJUI - UNIVERSIDADE REGIONAL DO NOROESTE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL, Trabalho de conclusão de curso apresentado como requisito parcial para Conclusão do Curso de formação de Psicólogo.


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