NEGÓCIOS INTERNACIONAIS: UM ESTUDO BIBLIOGRÁFICO SOBRE O MUNDO DOS NEGOCIOS INTERNACIONAIS E A GLOBALIZAÇÃO

LUANA GARCIA DA SILVA, LUANA GARCIA DA SILVA, JANINE ALVES DE MORAES, CASSIA DOS SANTOS DA SILVA, ORLANDO FERREIRA DA SILVEIRA

Resumo


O comércio internacional é a troca de bens e serviços através das fronteiras internacionais. Está presente na história da humanidade e sua importância econômica, social e política se tornaram crescente nos últimos séculos. Neste sentido, a presente pesquisa tem por objetivo apresentar o mundo dos negócios internacionais e a globalização. A mentalidade global favorece o comércio e os negócios internacionais. Apresenta tolerância diante as culturas externas e é mantida por meio de acompanhamento das tendências a dos acontecimentos mundiais. Para atender a tal objetivo, o presente trabalho apresenta uma abordagem qualitativa, e quanto a seus objetivos, pode ser considerada uma pesquisa de cunho exploratório com o desenvolvimento de pesquisa bibliográfica. Como resultados, são descritos de forma sintética, negócio internacional envolve interferências econômicas, sociais e políticas que estão ligadas ao mercado comum e a união econômica, rumo a uma nova ordem global. A integração econômica está baseada na perspectiva de facilitar e incrementar o fluxo de bens e serviços entre nações, garantindo mercados de consumo para países industrializados e impulsionando o desenvolvimento de países menos competitivos para não ficarem excluídos dos processos de desenvolvimento e globalização. Conclui-se, portanto que o processo de integração econômica pode ocorrer em vários níveis, desde a mais superficial até a mais complexa. O processo da globalização tem sido apresentado como um fenômeno que provoca a abertura simultânea das economias nacionais capaz de gerar uma mundialização homogênea.

 

 


Palavras-chave


negócios internacionais, comércio, globalização.

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