INTERVENÇÃO EM GRUPO ONLINE: PROMOÇÃO DE SAÚDE DA GESTANTE

Eduarda Magalhães Rodrigues, Jamilly Betat Costa Beber, Vinícius de Vargas Leite, Cristiana Rezende Gonçalves Caneda

Resumo


INTRODUÇÃO: A gestação é compreendida como uma evolução lenta em nível de transformações, é um período em que a mulher se encontra vulnerável, com uma carga de exigências elevadas, mudanças corporais, psicológicas, e seu papel social alterado. Dentro do contexto da pandemia da coronavírus disease 2019 (COVID-19), às gestantes configuram grupo de risco, aumentando as preocupações. Este trabalho tem como objetivo apresentar a experiência de acadêmicos de psicologia, com a intervenção grupal online com gestantes no primeiro semestre de 2021, através do Projeto de Extensão Institucional (PEI), a fim de promover a saúde da díade mãe-bebê. DESENVOLVIMENTO: A intervenção foi realizada com 4 gestantes, com idades entre 26 e 34 anos, das cidades de Cachoeira do Sul e Porto Alegre, que demonstraram interesse em participar do grupo divulgado através das redes sociais. Previamente, foram realizadas entrevistas individuais para apurar informações clínicas que pudessem contra-indicar suas participações no grupo. Foram realizados 6 encontros semanais, com duração aproximada de 1h30min por vídeo chamada, pela plataforma google meet. Alguns dos temas abordados incluíram o desenvolvimento do vínculo mãe-bebê, a romantização da gravidez, o movimento “lado b da maternidade”, rituais gestacionais durante a pandemia, a sexualidade, o baby blues e a amamentação. CONSIDERAÇÕES FINAIS: Na finalização do grupo, foram identificados sentimentos ambivalentes, dores, desconfortos constantes, medo e ansiedade com o futuro e, principalmente, a necessidade contínua de serem ouvidas, de se sentirem pertencentes. A proposta do grupo sucedeu-se conforme foi planejado, servindo como um espaço facilitador de troca de experiências entre as participantes.

Palavras-chave


Palavras-chave: Grupo; COVID-19; Gestante; Psicologia;

Referências


BRASIL, Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção Primária à Saúde. Departamento de Ações Programáticas e Estratégicas. Nota Informativa nº 13/2020 – SE/GAB/SE/MS – Manual de Recomendações para a Assistência à Gestante e Puérpera frente à Pandemia de Covid-19 [recurso eletrônico] / Ministério da Saúde, Secretaria de Atenção Primária à Saúde - Brasília : Ministério da Saúde, 2020.

MALDONADO, Maria Tereza. Psicologia da Gravidez. Rio de Janeiro. Saraiva, ed 16. 1996 Acesso em: 27 mar. 2021

STERN, D. (1997). A constelação da maternidade: o panorama da psicoterapia pais-bebê (M. V. A. Veronese, trad.). Porto Alegre, RS: Artes Médicas.

SZEJER, Myriam . Palavras para nascer: a escuta psicanalítica na maternidade. São Paulo: Casa do Psicólogo, 1999.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2021 Revista da Mostra de Iniciação Científica e Extensão

Sistema implantado pelo curso de Sistemas de Informaçãoda ULBRA