PROJETO DE INTERVENÇÃO COM PAIS DE ALUNOS DA ESCOLA PÚBLICA DURANTE A PANDEMIA

Filipe Eduardo Streck Bundt, Melissa Carla Streck Bundt, Amália Cristina da Fontoura San Martin, Carolina da Rosa, Cristiana Rezende Gonçalves Caneda

Resumo


INTRODUÇÃO: Este projeto, desenvolvido pelos acadêmicos do curso de Psicologia da Ulbra, Cachoeira do Sul – RS, caracteriza-se em uma proposta de intervenção na modalidade de grupo operativo, a fim de promover um ambiente de escuta, troca de experiências e capacitação pessoal para a assistência aos pais de alunos da escola pública EMEF Mario Godoy Ilha. OBJETIVOS: Conhecer e discutir no grupo de pais de alunos os impactos das vicissitudes ocorridas no período da pandemia na vida das famílias no tocante à educação dos filhos. METODOLOGIA: Inicialmente, contatou-se a Escola-EMEF Mario Godoy Ilha, para conhecer a demanda local. Neste contato, foram discutidos os possíveis pontos a serem abordados pelo projeto. Após, organizou-se o trabalho de intervenção com cinco encontros, tendo frequência semanal e duração aproximada de uma hora, através da plataforma Google Meet. RESULTADOS: Foi possível repensar as práticas da psicologia após a pandemia, uma vez que foram utilizados métodos antigos de intervenção, com novas organizações e formatos como o online. Sendo o projeto de intervenção uma oportunidade de auxílio a comunidade escolar. CONCLUSÃO: Portanto, contribuiu-se para a saúde mental dos pais e alunos no processo de aprendizagem no período de pandemia, promovendo um espaço de escuta e acolhimento. Além disso, com a intervenção no grupo de pais, verificou-se a diminuição do estresse dos pais e alunos diante do ensino remoto. Neste sentido, percebeu-se que os participantes conseguiram expor para o grupo e expressar suas emoções, o que constitui tarefa essencial a um grupo operativo.


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