A PANDEMIA DA COVID-19 E OS IMPACTOS DO ENSINO REMOTO NA SAÚDE MENTAL DE ESTUDANTES UNIVERSITÁRIOS
Resumo
INTRODUÇÃO: Com o advento da Pandemia do Novo Coronavírus, as instituições de ensino superior no mundo todo tiveram que se ajustar à nova realidade. A modificação abrupta das formas de ensinar e aprender trouxe consigo inúmeros desafios e teve impacto direto sobre os estudantes. OBJETIVOS: Verificar quais são os impactos da pandemia da covid-19 na saúde mental dos estudantes universitários. METODOLOGIA: Utilizou-se como metodologia de pesquisa a revisão narrativa de literatura. RESULTADOS: Segundo Silva e Rosa (2021), as consequências psicológicas decorrentes da pandemia da covid-19 vão desde respostas de angústia, como ansiedade, depressão, e abuso de substâncias, até mudanças comportamentais, como dificuldade para dormir e alterações alimentares. Estudos identificaram que a pandemia da covid-19 causou alterações no estado emocional e psíquico dos estudantes, sendo associados a fatores como o isolamento social, o medo frente a possibilidade de adoecimento e morte e o grande fluxo de informações. Entre os estudantes identifica-se que, além dos fatores descritos, o afastamento das atividades acadêmicas tem sido fator crucial causador de sofrimento psíquico. CONCLUSÃO: Conclui-se que é de suma importância que sejam averiguados os impactos da pandemia e do ensino remoto emergencial na saúde mental dos universitários para que assim possam ser pensadas estratégias de promoção e proteção de saúde e bem-estar dos alunos mediante as novas configurações de ensino.
Palavras-chave
Referências
PAULO, J. R. DE; ARAÚJO, S. M. M. S.; OLIVEIRA, P. D. DE. Reflexões sobre o processo educativo em tempos de pandemia através das percepções de pós-graduandos em educação. Educitec - Revista de Estudos e Pesquisas sobre Ensino Tecnológico, v. 6, e152520, 2020. Disponível em:
. Acesso em: 21 jun. 2021.
SILVA, S. M. da; ROSA, A. R. O IMPACTO DA COVID-19 NA SAÚDE MENTAL DOS ESTUDANTES E O PAPEL DAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO COMO FATOR DE PROMOÇÃO E PROTEÇÃO. Revista Prâksis, [S. l.], v. 2, p. 189–206, 2021. Disponível em: . Acesso em: 16 jun. 2021.
Apontamentos
- Não há apontamentos.
Direitos autorais 2021 Revista da Mostra de Iniciação Científica e Extensão
Sistema implantado pelo curso de Sistemas de Informaçãoda ULBRA