A PANDEMIA DA COVID-19 E OS IMPACTOS DO ENSINO REMOTO NA SAÚDE MENTAL DE ESTUDANTES UNIVERSITÁRIOS

Bruno da Costa Behlke, Cassia Josiane Machado Bartmann, Deyse Colvello Ubatuba Félix, Eliani Torbes Pereira, Gabriela Quilião Bicca, Laura Morais Machado

Resumo


INTRODUÇÃO: Com o advento da Pandemia do Novo Coronavírus, as instituições de ensino superior no mundo todo tiveram que se ajustar à nova realidade. A modificação abrupta das formas de ensinar e aprender trouxe consigo inúmeros desafios e teve impacto direto sobre os estudantes. OBJETIVOS: Verificar quais são os impactos da pandemia da covid-19 na saúde mental dos estudantes universitários. METODOLOGIA: Utilizou-se como metodologia de pesquisa a revisão narrativa de literatura. RESULTADOS: Segundo Silva e Rosa (2021), as consequências psicológicas decorrentes da pandemia da covid-19 vão desde respostas de angústia, como ansiedade, depressão, e abuso de substâncias, até mudanças comportamentais, como dificuldade para dormir e alterações alimentares. Estudos identificaram que a pandemia da covid-19 causou alterações no estado emocional e psíquico dos estudantes, sendo associados a fatores como o isolamento social, o medo frente a possibilidade de adoecimento e morte e o grande fluxo de informações. Entre os estudantes identifica-se que, além dos fatores descritos, o afastamento das atividades acadêmicas tem sido fator crucial causador de sofrimento psíquico. CONCLUSÃO: Conclui-se que é de suma importância que sejam averiguados os impactos da pandemia e do ensino remoto emergencial na saúde mental dos universitários para que assim possam ser pensadas estratégias de promoção e proteção de saúde e bem-estar dos alunos mediante as novas configurações de ensino.


Palavras-chave


pandemia da covid-19; universitários; saúde mental

Referências


PAULO, J. R. DE; ARAÚJO, S. M. M. S.; OLIVEIRA, P. D. DE. Reflexões sobre o processo educativo em tempos de pandemia através das percepções de pós-graduandos em educação. Educitec - Revista de Estudos e Pesquisas sobre Ensino Tecnológico, v. 6, e152520, 2020. Disponível em:

. Acesso em: 21 jun. 2021.

SILVA, S. M. da; ROSA, A. R. O IMPACTO DA COVID-19 NA SAÚDE MENTAL DOS ESTUDANTES E O PAPEL DAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO COMO FATOR DE PROMOÇÃO E PROTEÇÃO. Revista Prâksis, [S. l.], v. 2, p. 189–206, 2021. Disponível em: . Acesso em: 16 jun. 2021.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2021 Revista da Mostra de Iniciação Científica e Extensão

Sistema implantado pelo curso de Sistemas de Informaçãoda ULBRA